No último beta lançado para sistemas operacionais, a Apple suspendeu o resumo de notificações para notícias e entretenimento, recurso de funcionalidade exibia informações falsas e imprecisas.
“Com os últimos lançamentos de software beta do iOS 18.3, iPadOS 18.3 e macOS Sequoia 15.3, os resumos de notificação para a categoria Notícias e entretenimento ficarão temporariamente indisponíveis”, declarou a Apple em comunicado de imprensa.
Apesar da desativação nos softwares beta, o recurso permanece disponível para usuários que utilizam as versões estáveis (iOS 18.2 e iPadOS 18.2). O Resumo de Notificações ainda está disponível para outros aplicativos, mas nas configurações do recurso há um aviso de que as notificações podem conter erros por ainda ser uma funcionalidade em testes.
A medida ocorre semanas após a BBC relatar que o sistema de IA distorcia notícias exibidas nas notificações de dispositivos Apple, apresentando informações imprecisas.
Em dezembro, a funcionalidade teria exibido uma notícia atribuída à BBC News com uma manchete que afirmava que Luigi Mangione, acusado de assassinar o CEO da United Healthcare, havia cometido suicídio. Contudo, Mangione continuava detido na Huntingdon State Correctional Institution, na Pensilvânia.
Além da BBC, o recurso foi alvo de críticas de outras organizações, como Repórteres Sem Fronteiras e o Sindicato Nacional de Jornalistas do Reino Unido.
A Apple informou que os resumos de notificação retornarão em futuras atualizações de software.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de CNBC.
VEJA TAMBÉM!
- Provável design do iPhone SE 4 é revelado em imagens de unidades fictícias
- Bug dos iPhones faz alarme tocar com horas de atraso
- Apple paga milhões por espionagem via Siri; empresa faz acordo judicial