Apple anuncia Prêmio App Store, melhores apps e jogos de 2023

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Apple anunciou os vencedores do App Store Awards 2023, destacando 14 aplicativos e jogos que marcaram presença ao permitir que usuários explorem sua criatividade, descubram novas aventuras e se divirtam com amigos e familiares.

Os vencedores deste ano foram escolhidos pela equipe editorial da App Store, considerando "a capacidade de proporcionar experiências significativas e inspirar mudanças culturais".

Selecionados entre quase 40 finalistas, esses aplicativos e jogos se destacaram pela inovação técnica, experiência do usuário e design excepcionais.

Tim Cook, CEO da Apple, mostrou empolgação ao ver como os desenvolvedores "continuam a criar aplicativos e jogos incríveis, redefinindo o mundo ao nosso redor". Ele destacou que os vencedores representam o potencial ilimitado dos desenvolvedores para dar vida às suas visões, criando aplicativos e jogos com engenhosidade notável e qualidade excepcional.

Segue a lista com os destaques da premiação:

Aplicativos

Aplicativo do ano para iPhone: AllTrails, da AllTrails, Inc.
Aplicativo do ano para iPad: Prêt-à-Makeup, da Prêt-à-Template.
Aplicativo Mac do Ano: Photomator, da UAB Pixelmator Team.
Aplicativo do ano para Apple TV: MUBI, da MUBI, Inc.
Aplicativo do ano para Apple Watch: SmartGym, de Mateus Abras.

Jogos

Jogo do Ano para iPhone: Honkai: Star Rail, da COGNOSPHERE PTE. LTD.
Jogo do Ano para iPad: Lost in Play, da Snapbreak Games.
Jogo do Ano para Mac: Lies of P, da NEOWIZ.
Jogo de Arcade do Ano da Apple: Hello Kitty Island Adventure, da Sunblink.

Os vencedores deste ano demonstram grande criatividade, inovação técnica e design no ecossistema da Apple. Aplicativos como AllTrails, Prêt-à-Makeup e Photomator oferecem experiências únicas em trilhas, maquiagem digital e edição de fotos, respectivamente.

Apple app Alltrails
App AllTrails (Imagem: Apple)

O MUBI faz a curadoria de filmes independentes com um toque humano, e o SmartGym aparece no Apple Watch com sua biblioteca abrangente de exercícios, rotinas e relatórios completos de condicionamento físico.

Jogos como Honkai: Star Rail, Lost in Play, Lies of P e Hello Kitty Island Adventure impressionam com narrativas envolventes, bons gráficos e mecânicas de jogo cativantes.

App Apple SmartGym
SmartGym, para o Apple Watch (Imagem: Apple)

IA também teve destaque

Em 2023, a inteligência artificial generativa (IA generativa) capturou a imaginação coletiva dos usuários, evoluindo em tempo real e sendo integrada a vários aplicativos ao longo do ano. Embora muitos recursos estejam em estágio inicial, a IA proporcionou aos usuários uma visão em primeira mão da tecnologia em ação.

Além dos vencedores do App Store Awards, os editores da App Store destacaram uma coleção de aplicativos de IA generativa que exemplificam a Tendência do Ano, refletindo como a tecnologia está moldando o cenário digital.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: