Adobe pode lançar uma IA capaz de transformar texto em música

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Durante o último Hot Pod Summit, realizado nos Estados Unidos entre os dias 2 de fevereiro e 1º de março, a Adobe surpreendeu os presentes ao apresentar o Project Music GenAI Control, um projeto de Inteligência Artificial capaz de transformar texto em música.

A tecnologia tem o objetivo de ajudar pessoas que não possuem muita experiência na área a dar vida a suas ideias musicais e criar composições próprias. A IA generativa ainda vai permitir a edição para que o usuário alcance o resultado desejado.

Recursos de edição são o grande destaque da IA

Adobe IA música
Imagem: Shutterstock / tete_escape

De acordo com a Adobe, na etapa inicial o usuário fornece um promtp para o Music GenAI Control indicando como é a música que deseja criar e escolhe qual o gênero musical. A IA vai desenvolver a canção com uma base simples dentro do estilo escolhido.

A partir daí, é hora de editar. E as ferramentas de edição do Music GenAI Control parecem ser um destaque à parte. Segundo a empresa, diversos elementos da música serão personalizáveis e os controles de edição integrados da IA possibilitam edições precisas.

Remixar a música, deixar parte do áudio em loop, mudar a intensidade do som, customizar padrões de repetição, editar graves e agudos, adicionar outros instrumentos. As possibilidades parecem ser muitas.

“Uma das coisas mais interessantes sobre as novas ferramentas é que elas não servem apenas para gerar áudio”, explicou o pesquisador sênior da Adobe Research, Nicholas Bryan, destacando os recursos de edição.

Desenvolvido em parceria com a Universidade da Califórnia e a Escola de Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon, o novo projeto de IA da Adobe ainda está em um estágio inicial e não tem data prevista para ser lançado.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: