YouTube Music inova com artes geradas por IA; Saiba como usar

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O YouTube Music anunciou hoje duas grandes novidades. A plataforma está introduzindo uma poderosa ferramenta de arte gerada por Inteligência Artificial (IA) para que o usuário personalize suas playlists. Além disso, está oficializando a mudança do recurso "Ouvir novamente" para "Discagem Rápida" (Speed Dial).

A função de arte de lista de reprodução personalizada é uma atualização muito esperada pelos usuários. Até agora, as listas de reprodução usavam a arte das quatro primeiras faixas, apresentando-as em uma grade. Os pedidos dos usuários eram frequentee, com o desejo de mais personalização, incluindo a capacidade de fazer o upload de suas próprias imagens.

IA na geração de imagens

Agora, o Google introduziu um poderoso gerador de imagens de IA no YouTube Music. Quando você editar uma lista de reprodução, a opção de personalizar a arte se torna disponível.

Você pode começar escolhendo uma categoria que varia entre: Cores, Ciclos, Viagem, Humor, Natureza, Animais, Paisagens, Comida e Bebida, Fantasia e Exercícios.

Em seguida, você será orientado por um processo que, em vez de digitar, você seleciona a partir de uma variedade de opções em um carrossel. Por exemplo, ao escolher a categoria de animais, você seleciona a criatura e o estilo de arte desejado a partir de uma lista gerada.

Se preferir, pode até optar por um design aleatório. Após a seleção, basta salvar a imagem no canto superior direito, e ela aparecerá relacionada à sua lista de reprodução.

Este recurso está chegando hoje (24) em inglês para usuários dos Estados Unidos, com planos de expansão para outras regiões e idiomas em breve.

Artistas mais buscados sempre disponíveis

Além disso, o YouTube Music está aposentando a função "Ouvir novamente" e introduzindo o "Discagem Rápida". A nova funcionalidade, localizada na guia Página inicial, facilita a exploração e a possibilidade de ouvir músicas e artistas frequentemente repetidos.

Com a "Discagem Rápida", você encontrará até 9 itens em uma grade 3x3, incluindo álbuns, artistas e listas de reprodução. Um toque inicia a reprodução imediatamente no miniplayer, sem abrir a tela completa de "Now Playing", enquanto um segundo toque abre a página do álbum. A opção "Mais", no canto superior direito, oferece a mesma tela disponível atualmente.

Speed dial
Agora os artistas ficam organizados em grade (Imagem: YouTube Music/Divulgação)

A "Discagem Rápida" estará disponível nos próximos meses para todos os dispositivos Android e iOS.

Essas novidades adicionadas ao YouTube Music se juntam a outros lançamentos recentes, como a guia "Amostras", a opção "Criar uma rádio", a integração de comentários do YouTube e letras de músicas em tempo real.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: