Windows Fotos terá recurso IA para apagar itens indesejados de imagens

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Muito em breve, o aplicativo nativo do Windows para PC para visualizar e editar imagens contará com um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) para apagar pessoas ou objetos de fotos. A novidade foi anunciada pela própria Microsoft.

A função de "apagamento generativo" vai remover facilmente detalhes indesejados e restaurar a imagem para que a edição não seja percebida. Além disso, a empresa anunciou que usuários do app no Windows 10 também vão receber os novos recursos já disponíveis no Windows 11.

Nova ferramenta deve ser similar ao Magic Eraser do Google Pixel

Windows Fotos IA
Imagem: captura de tela e Shutterstock/rawf8

Por muito tempo, o aplicativo de imagens do Windows era usado simplesmente para visualizar imagens, contando com recursos simples, como cortar e virar a imagem em outra orientação.

Atualmente, contudo, o app Fotos já disponibiliza algumas funções avançadas de edição, como ajustes de luminosidade, exposição, contraste, sombras, saturação e outros detalhes. Além disso, o app também já traz a possibilidade de adicionar filtros, de desenhar na imagem e até de remover o fundo.

E parece que o Windows não vai parar de investir no aplicativo, com a próxima novidade sendo a integração de funções de IA. Segundo a página Android Authority, a ferramenta "Retocar" deve ser atualizada com a função de "apagamento generativo", para apagar itens indesejados na imagem ainda mais facilmente.

Windows Fotos IA
Imagem: captura de tela e Shutterstock/rawf8

A expectativa é que o novo recurso seja muito similar ao Magic Eraser, ferramenta já integrada aos smartphones Google Pixel. Assim como outros apps de edição de fotos, o Magic Eraser permite remover pessoas e objetos com poucos cliques.

Atualmente, o novo recurso já está sendo implementado para Windows Insiders no Windows 11, mas deve ser liberado para o público geral em um futuro breve. Além disso, é necessário que o aplicativo Fotos esteja atualizado, na versão v2024.11020.21001.0 ou superior.

Em seu anúncio, a Microsoft ainda trouxe uma boa notícia para os usuários do Windows 10. Segundo a empresa, em breve o Aplicativo Fotos nesta versão do Windows também vai receber o novo recurso de IA, bem como outras ferramentas de edição de IA já disponíveis para o Windows 11, como as funções de Desfocar fundo e Remover e Substituir fundo.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: