WhatsApp testa compartilhamento por proximidade (semelhante ao AirDrop da Apple)

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O WhatsApp está em fase de testes para um novo recurso que permitirá aos usuários compartilhar arquivos com dispositivos próximos, de forma rápida e eficiente.

Bastante similar à funcionalidade AirDrop da Apple, esse recurso promete facilitar a troca de arquivos entre usuários do WhatsApp.

WhatsApp imagem capa verde
Novos recursos no WhatsApp (Imagem: Divulgação)

Segundo o portal WABetaInfo, a versão 2.24.2.20, lançada por meio do programa de testes Google Play Beta, traz indícios de que o WhatsApp está planejando adicionar essa função de compartilhamento. No entanto, o nome exato e o período de teste ainda não foram confirmados.

Como funciona?

O processo é muito simples: o usuário que deseja compartilhar um arquivo precisa estar próximo do destinatário. O destinatário, por sua vez, deve abrir o WhatsApp e agitar o telefone para receber o arquivo compartilhado.

Em termos de privacidade, os usuários têm a opção de definir o status de visibilidade pessoal e ocultar números de celular para garantir a confidencialidade dos dados.

Compartilhamento WhatsApp
Como funcionará o compartilhamento (Imagem: WABetaInfo)

A tecnologia por trás do compartilhamento de arquivos ainda não foi totalmente revelada. Não está confirmado se a transmissão ocorrerá por meio de Wi-Fi Direct, Bluetooth, ou como os arquivos compartilhados serão armazenados, se diretamente no celular ou dentro do serviço WhatsApp.

Enquanto isso, a Apple já oferece uma funcionalidade nesse sentido, o AirDrop funciona para compartilhamento de arquivos entre dispositivos iOS.

O Google também apresentou sua própria função de compartilhamento de arquivos, chamada Near Sharing, posteriormente integrada à função Quick Share da Samsung.

Além disso, o WhatsApp já disponibiliza uma funcionalidade de compartilhamento de arquivos, mas os detalhes específicos sobre a nova adição ainda não foram confirmados.

Atualmente, o WhatsApp permite que os usuários compartilhem arquivos de até 2 GB por meio de sua plataforma de serviço, facilitando a transferência de até 100 fotos de uma só vez. Com esse recurso, espera-se que os usuários tenham uma experiência ainda mais prática.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: