A era dos carros voadores está mais perto de começar do que nunca. Na última semana, a empresa alemã Volocopter realizou voos testes de seu veículo elétrico voador com decolagem vertical (eVTOL) em diferentes cidades dos Estados Unidos.
A previsão da empresa é começar suas operações com o eVTOL na Europa já ano que vem. No Brasil, a Embraer prevê que o primeiro eVTOL entre em atividade em 2026.
Os voos testes nos Estados Unidos
Junto à empresa norte-americana Joby Aviation, a Volocopter realizou o primeiro voo de um eVTOL em ambiente urbano no país no dia 12 de novembro, em Nova York. Desde então, a companhia alemã já fez demonstrações do seu veículo em Las Vegas, Oshkosh, Dallas e Tampa.
Em Nova York, especificamente, a Volocopter testou seu protótipo SX (que deve ser chamado de VoloCity no futuro), enquanto a Joby Aviation apresentou o S4. Os dois modelos trazem a proposta de realizar um voo rápido e silencioso, com segurança e sem emissão de gases poluentes.
Com 18 rotores, o Volocity pode chegar até 110 km/h e carregar dois passageiros (piloto e passageiro) em deslocamentos de no máximo 35km, sempre em ambiente urbano.
O S4, por sua vez, garante mais potência para deslocamentos "executivos", como transportar pessoas das cidades para aeroportos. Para tanto, o eVTOL consegue atingir a velocidade de 322km/h e viajar quase 250km.
As duas empresas fecharam acordo com a Delta Airlines, que deve realizar as viagens dos eVTOL de qualquer ponto de NY para os aeroportos da região. JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, falou sobre os planos da atual administração da cidade de eletrificar o transporte urbano.
"Ao eletrificar um dos heliportos mais famosos do mundo, NY está se colocando como uma liderança global na adoção de viagens aéreas elétricas. Estamos gratos pelo apoio da cidade e estamos honrados em trabalhar com parceiros visionários, como a Delta Air Lines, para trazer nosso serviço de táxi aéreo a este mercado", disse Bevirt.
A previsão de início das atividades dos eVTOL nos EUA ainda não é clara, mas a expectativa aponta para 2025.
O eVTOL pelo mundo (inclusive o Brasil)
A alemã Volocopter já está alguns passos à frente na Europa em termos operacionais. Já em processo de homologação pelas autoridades europeias de aviação, o VoloCity deve iniciar voos comerciais já em 2024.
No Brasil, a Embraer anunciou em julho que sua subsidiária Eve Air Mobility está dedicada ao desenvolvimento do primeiro eVTOL do Brasil. Com previsão de iniciar as entregas a partir de 2026, o projeto já conta com 20 clientes pelo mundo e quase três mil unidades do veículo reservadas.
Além disso, em agosto, a empresa cearense Vertical Connect também anunciou seu próprio modelo do veículo, o Genesis X1. Já em fase de desenvolvimento, o projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de eVTOL (ABRAEVTOL), do Banco do Nordeste, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e do Governo Federal do Brasil. Mas ainda não há uma data prevista para lançamento.
SAIBA MAIS!
- MediaTek apresenta chipset Dimensity intermediário com IA generativa
- Servidores MySQL na mira: Nova ameaça aumenta ataques DDoS
- Stories que ficam online por até uma semana: Instagram trabalha em recurso