Viagem sustentável: Google Maps e Pesquisa ganharão recursos importantes

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Google anunciou ontem (17) novos recursos que devem ser lançados em breve para ajudar aqueles usuários que desejam ter mais sustentabilidade também na forma como fazem suas viagens e trajetos. As novas ferramentas serão disponibilizadas no Google Maps e na Pesquisa Google e prometem auxiliar em viagens de transporte público, veículos elétricos (VEs) e voos.

Atualizações sustentáveis do Maps

Google sustentabilidade viagens
Imagem: Divulgação / Google

Uma das novidades no Maps será a sugestão de rotas alternativas de viagem que produzam menos emissões de carbono. Ou seja, ao buscar uma rota a ser feita de carro, o Maps vai sugerir também uma opção com transportes públicos e caminhadas, se os tempos de viagem forem comparáveis e práticos. Este recurso será disponibilizado inicialmente em 15 cidades, incluindo: Amsterdã, Barcelona, Londres, Montreal, Paris, Roma e Sydney.

O segundo novo recurso é voltado para VEs. Nos próximos meses, o Maps mostrar resumos baseados em Inteligência Artificial (IA) que descrevem onde um carregador está localizado em determinada área, para ajudar na sua localização mesmo em espaços como estacionamentos de vários níveis.

Mas tem mais para os motoristas de VEs. Muito em breve, será possível ver os carregadores no mapa do carro e contar com informações detalhadas sobre, por exemplo, disponibilidade de portas em tempo real e velocidade de carregamento. Este recurso deve ser implementado globalmente nos próximos meses.

Ainda no contexto da mobilidade elétrica, o google.com/travel agora exibirá hotéis que oferecem carregadores VE.

Pesquisa Google ajudará com rotas de trem

Google sustentabilidade viagens
Imagem: Divulgação / Google

Também num sentido de diminuir a emissão de carbono, a Pesquisa Google vai expandir um recurso para encontrar facilmente informações sobre rotas de trens de longa distância, como horários, passagens, links para concluir reservas na página de resultados. Este recurso será disponibilizado em 38 países, como Austrália, Japão e Grécia.

O Google também vai incluir suporte similar para viagens de ônibus de longa distância. Esta ferramenta será disponibilizada a princípio em 15 países, o que inclui Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, México e vários outros.

Tentando abordar uma ampla gama de transportes, o Google também vai facilitar a visualização das emissões de carbono criadas por voos. A empresa fará isso a partir de insights do modelo de impacto de viagens (TIM), que agora poderão ser vistos também como uma API de desenvolvedor que a ser aplicada em qualquer site ou aplicativo. As novas informações também poderão ser consultadas como complemento do Planilhas Google e por meio da calculadora no site da TIM.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: