Vai rivalizar com o Google? OpenAI trabalha em buscador com IA

 William Schendes
William Schendes

A OpenAI está desenvolvendo um novo mecanismo de busca que deve ser parcialmente alimentado pelo Bing da Microsoft, conforme relatou uma fonte próxima do assunto ao The Information.

Ainda há poucas informações sobre o mecanismo da OpenAI e o relatório não especifica se essa ferramenta deve ser lançada junto do ChatGPT ou como uma ferramenta separada. Até o momento, OpenAI e Microsoft não se pronunciaram sobre esse novo produto.

OpenAI desenvolve buscador
(Imagem: Andrew Neel/ Pexels)

Vale lembrar que a Microsoft foi uma das principais investidoras da OpenAI. Além do investimento inicial de US$1 bilhão, no início de 2023, a companhia de Bill Gates anunciou um investimento plurianual de mais US$10 bilhões na empresa de IA.

A parceria resultou no lançamento do Bing AI, um upgrade no buscador web da Microsoft que adicionou o modelo de linguagem GPT-4 — o mesmo utilizado pelo ChatGPT Plus — no mecanismo.

Ao lançar um novo mecanismo de buscas, as empresas visam aumentar a rivalidade com o Google. De acordo com dados da Search Engine Market Shares Worldwide, em janeiro de 2024, a gigante das buscas está isolada da concorrência, sendo utilizada por 91,47% dos usuários, na sequência está o Bing com 3,42%.

No ano passado, o Google começou a testar seus recursos de IA generativa do Search Labs em seu buscador. O recurso já está presente em dispositivos móveis e apresenta respostas mais personalizadas para as consultas dos usuários.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: