Uso de IA nos games pode resultar em nova greve dos atores

 William Schendes
William Schendes

Duncan Crabtree-Ireland, líder e negociador-chefe do SAG-AFTRA, sindicato dos atores dos Estados Unidos, disse que existe uma possibilidade dos membros do sindicato iniciarem uma nova greve por conta do uso de inteligência artificial (IA) nos videogames. A fala aconteceu durante o South by Southwest (SXSW).

Há uma probabilidade superior a 50% de que os membros do SAG-AFTRA entrarão em greve daqui até seis semanas, conforme reportou a Variety.

Ator Jedi Survivor game
Ator Cameron Monaghan que interpreta Cal Kestis em Star Wars Jedi Survivor ao lado de Mark Hamill, conhecido por seu papel como Luke Skywalker. (Imagem: Reprodução/ YouTube)

Em setembro de 2023, cerca de 98% dos membros do sindicato votaram a favor da autorização de uma greve contra as principais companhias de games, incluindo Activision, Electronic Arts, Epic Games, Take Two e Warner Bros Games.

“Nossos membros entendem a natureza existencial dessas negociações e que agora é a hora de essas empresas – que estão ganhando bilhões de dólares e pagando generosamente seus CEOs – darem aos nossos artistas um acordo que continue atuando em videogames como uma carreira viável.”

- Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA.

Desde então, meses após o início das negociações, o sindicato ainda não conseguiu alcançar um acordo com as empresas.

Ainda de acordo com a Variety, a intenção do sindicato não é impedir o uso de IA no desenvolvimento dos games, mas sim negociar sobre o "consentimento e compensação" dos atores que tem suas imagens capturadas pelas ferramentas de IA, como explicou Crabtree-Ireland.

“Queremos garantir que a implementação seja centrada no ser humano e focada no aumento [da produção], e não na substituição de pessoas.”

- Crabtree-Ireland.

Caso a greve se confirme, seguirá a paralisação do SAG-AFTRA iniciada em 14 de julho que se estendeu até 8 de novembro do ano passado. A greve anterior buscava condições de trabalho, pagamentos mais justos e cláusulas para o uso de IA para replicar imagens de atores do cinema e TV.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: