Uber libera gravação de vídeo no carro em todo o Brasil

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Em outubro de 2022, a Uber iniciou testes de um recurso de gravação de vídeo durante as corridas com motoristas selecionados, visando a uma maior segurança tanto para os condutores quanto para os passageiros. Agora, a empresa anunciou que o recurso será liberado nos próximos dias para os parceiros donos de celulares com Android em todo o Brasil.

Como funciona o recurso de gravação da Uber

uber gravação
Imagem: Shutterstock / Prathankarnpap

Nos últimos anos, a função de gravação de vídeos da Uber foi testada em diferentes regiões do Brasil, como Manaus, Recife, Curitiba e São José dos Campos. O novo recurso realiza a gravação a partir da câmera frontal do celular Android.

De acordo com a Uber, a ativação da gravação pode ser feita em segundos e é opcional. Quando ativada, a câmera do smartphone Android do motorista capta imagem e áudio, encerrando a gravação 20 segundos após a viagem ser encerrada.

Criptografado no telefone, o conteúdo não poderá ser acessado por ninguém sem um pedido prévio. No caso de um incidente de segurança, tanto o motorista quanto o passageiro podem reportar o ocorrido no aplicativo, que será apurado pela equipe da Uber agora com o suporte do vídeo. Caso julgue necessário, as autoridades também podem solicitar acesso ao conteúdo para investigação.

Durante o pedido da corrida, o cliente será informado previamente caso o motorista tenha ativado o recurso de gravação, podendo cancelar e pedir outra corrida caso prefira. Liberado para todo o território nacional, o recurso de gravação de vídeo durante as corridas deve ser disponibilizado para smarthones Android no decorrer dos próximos dias.

Esta não é a primeira medida de segurança da Uber

Conforme a gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da companhia, Mariana Esteves, explicou, o novo recurso de gravação de vídeo da Uber tem como objetivo não apenas comprovar possíveis incidentes, mas também evitá-los.

“A Uber se dedica a aprimorar nossas ferramentas de segurança dentro da plataforma, e os recursos de gravação oferecem um suporte importante”, destaca Esteves. “Esse é um instrumento relevante para incentivar a todos a se comportarem da melhor forma possível, sabendo que estão sendo gravados, além de fornecer evidências concretas do que realmente aconteceu em um incidente”, detalhou a gerente.

Esta não é a primeira medida para implementar a segurança que a Uber aplica. Em novembro do ano passado, a empresa de mobilidade anunciou o lançamento da Uber Adolescente no Brasil. Trata-se de um recurso de conta compartilhada que permite as famílias adicionarem jovens entre 12 e 17 anos ao perfil na Uber e acompanharem as corridas em tempo real remotamente.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: