TikTok: vídeos de até 30 minutos em teste (concorrência com YouTube cresce)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Depois de conquistar o mundo das redes sociais com vídeos rápidos de 15 segundos, o TikTok viu várias outras plataformas tentando recriar o formato, como o Instagram e o YouTube. E agora é a rede chinesa que decidiu expandir e está testando vídeos de até 30 minutos.

A versão beta atual do TikTok já permite a publicação de vídeos de até meia hora de duração. Caso o novo limite chegue a todos os usuários, o TikTok pode representar uma concorrência ainda maior para o YouTube.

Com o novo limite de tempo, o TikTok pisa no território do YouTube

TikTok
Imagem: captura de tela / Threads

15 segundos, 30 segundos, um minuto, três minutos e, atualmente 10 minutos. Esta foi a progressão que o TikTok fez nos limites de duração de seus vídeos nos últimos anos. E agora, o vazador Matt Navarra compartilhou que a rede já está testando vídeos de 30 minutos.

Em sua conta no Threads, Navarra publicou uma captura de tela da versão de testes do aplicativo do TikTok . Na imagem, podemos ver um aviso sobre a nova possibilidade de fazer uploads de vídeos com meia hora.

Ainda não ficou claro como a ferramenta vai funcionar, mas o TikTok devem manter o recurso de aumentar a velocidade do vídeo em 2x, bem como as opções de edição, que podem ser aprimoradas para lidar com conteúdos maiores.

O YouTube tentou fazer frente ao TikTok criando o Shorts, pequenos vídeos em um formato similar aos vistos na rede social chinesa. Mas a popularidade dos Shorts ainda não se aproxima da do TikTok. O Instagram, por sua vez, tentou entrar no segmento de vídeos maiores com o IGTV em 2018, recurso desativado em 2021.

O TikTok, porém, pode ter mais sucesso nessa nova empreitada. E a possível alavanca para isso são justamente os influencers. Atualmente, é bem comum vermos usuários que publicam vídeos maiores no YouTube e pequenos teasers desses conteúdos no TikTok, por saberem da força de divulgação da rede. Agora eles poderão migrar tudo para uma plataforma só.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: