Conforme prometido, a Tesla apresentou na noite de ontem, no evento “We,Robot”, o seu aguardado robotáxi, o Cybercab. O veículo de condução autônoma traz o design futurístico que podíamos esperar de uma inovação Tesla, embora ainda assim surpreenda com suas linhas modernas e elegantes.
Cybercab chega ao mercado em 2027
Apresentado como um verdadeiro carro do futuro, o Cybercab não possui pedais ou volante, funcionando por meio de um conjunto de câmeras e de tecnologia de Inteligência Artificial. A direção autônoma do carro se baseia da na técnica de "aprendizado de máquina e ponta-a-ponta", com o sistema sendo treinado para tomar decisões com base em dados brutos.
De acordo com a Tesla, o novo veículo deixa para trás o sistema convencional de carregamento de um único ponto dos veículos elétricos, e poderá ser carregado apenas por indução. O custo do carro, abaixo dos 30 mil dólares (cerca de R$ 170 mil), promete proporcionar uma produção em alto volume.
Os planos da Tesla é criar e operar uma frota de táxis autônomos. A exemplo de outros robotáxis já em teste nas ruas, o Cybercab poderá ser chamado pelos passageiros por meio de um aplicativo.
O CEO da Tesla, Elon Musk, ainda citou a possibilidade de lucro para proprietários individuais, que poderão ganhar dinheiro no aplicativo, listando seus veículos como robotáxis.
"A grande maioria do tempo, os carros estão apenas parados. Mas, se forem autônomos, podem ser usados 5 vezes mais, talvez 10 vezes mais", explicou Musk durante o evento.
Uma nova concorrência para Alphabet e Uber
O cronograma da Tesla prevê que o Cybercab começará a ser produzido em 2026, para chegar ao mercado em 2027. Neste cenário, o robotáxi da empresa de Musk encontra fortes concorrentes, como o Waymo, (da Alphabet, controladora do Google), o Cruise (da General Motors) e o Uber.
As adversárias parecem estar um passo à frente por terem mais sensores redundantes. Esses itens acabam por proporcionar camadas extras de proteção que pode garantir segurança e, assim, conquistar a aprovação de reguladores os veículos.
A Tesla, por sua vez, optou por carros com câmeras mais simples que usam inteligência artificial para analisar o que está ao redor, como uma forma de diminuir o custo dos veículos. A tática, contudo, pode dificultar a autorização de reguladores.
Apesar disso, durante o evento, Elon Musk garantiu que o Cybercab “pode ser 10 vezes mais seguros que os seres humanos". Em termos de design, o carro apresentado nesta madrugada no "We. Robot" já é o produto final, mas o veículo ainda passará por vários testes até começar a ser produzido em 2026.
Durante o evento, a Tesla também apresentou um robovan, um veículo autônomo e igualmente moderno, mas com capacidade para até 20 pessoas. A empresa, contudo, não deu maiores informações sobre o robovan.
Confira mais imagens abaixo do Cybercab e do Robovan
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!