Spotify ensina! Plataforma testa cursos em vídeo no Reino Unido

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Spotify está testando serviços de conteúdo de cursos no Reino Unido. Cursos de produção musical, expressão criativa, aprendizagem empresarial e vida saudável se juntam ao amplo catálogo de músicas, podcasts, videoclipes e audiolivros que a plataforma já disponibiliza.

Embora este serviço ainda esteja apenas no Reino Unido, a iniciativa ainda configura a 5ª novidade do Spotify num espaço de apenas um mês.Recentemente, a plataforma lançou seu miniplayer, Oráculo Musical, assinatura de audiolivros e integração de videoclipes.

Usuários terão acesso a pelo menos 2 aulas gratuitas de cada curso

cursos spotify

Para a oferta dos cursos no Spotify, empresas de tecnologia educacional britânicas cooperaram com a plataforma com aulas em vídeo. BBC Maestro, PLAYvirtuoso, Thinkific Labs e Skillshare foram algumas delas. Segundo o próprio Spotify, na descrição do novo serviço, o objetivo é explorar mais oportunidades potenciais de desenvolvimento.

"Testar cursos em vídeo no Reino Unido nos permite explorar uma oportunidade emocionante de melhor atender às necessidades de nossos usuários que têm um interesse ativo em aprender. Muitos de nossos usuários se envolvem com podcasts e audiobooks diariamente para suas necessidades de aprendizado, e acreditamos que essa comunidade altamente engajada estará interessada em acessar e comprar conteúdo de qualidade de criadores de cursos em vídeo", declarou Babar Zafar, VP de Desenvolvimento de Produtos na Spotify.

Segundo dados do Spotify, cerca de metade dos assinantes Premium se envolveram em podcasts educacionais ou de autoajuda. Além disso, a plataforma busca atrair mais novos públicos. Para os testes no Reino Unido, usuários gratuitos e assinantes Premium terão acesso a pelo menos duas aulas gratuitas para cada curso.

Os valores por curso variam de acordo com a quantidade de aulas e o tema. Na imagem acima, podemos ver exemplos de cursos de £44,90, £59,90 e £119,90.

A expectativa é de que, caso o serviço de cursos venha a se expandir para outros países, o Spotify crie alguma assinatura específica para isso. As aulas podem ser acessadas por todos os dispositivos em que o usuário utiliza o Spotify como computadores, smartphones ou tablets.

Novo serviço do Spotify concorre com plataformas de cursos

Recentemente, o YouTube também lançou um serviço de cursos chamada "Player for Education". Anunciada em setembro do ano passado, a nova ferramenta permite que os criadores forneçam aulas de diferentes conteúdos e cobrem uma taxa adicional dos seguidores do canal que desejarem acessar as lições.

Com previsão de ser lançada ainda este ano, a "Player for Education" deve ser testada primeiro nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. A novo recurso figura também como uma nova possibilidade de monetização e lucro para os canais.

Embora o YouTube já fosse uma concorrência no que condiz a músicas e podcasts, com o novo serviço de cursos não é apenas com o streaming do Google que o Spotify vai dividir o mercado. No Brasil, por exemplo, plataformas como Domestika e Udemy têm grande força nesse contexto de cursos. Caso venha a se expandir, é também com essas páginas que o streaming vai concorrer.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: