A Sony estaria avaliando o desenvolvimento de um novo console portátil da linha PlayStation, segundo informações reveladas nesta semana pelo insider @Jukanlosreve. Em publicação no X (antigo Twitter), o vazador afirma que a empresa está analisando um projeto de chip de baixo consumo voltado para jogos, identificado internamente pelo codinome Jupiter.
De acordo com a publicação, o SoC (sistema em um chip) seria desenvolvido pela AMD e poderia ser fabricado com a tecnologia SF2P da Samsung Foundry. O acordo entre Sony, Samsung e AMD, no entanto, ainda não está fechado e segue em fase de análise. A produção em massa, segundo o rumor, estaria prevista para depois de 2028.
O suposto dispositivo seria um console portátil capaz de rodar jogos de PS5, mas com desempenho reduzido. A expectativa é que ele entregue uma performance inferior à do PS5 atual, com menor resolução e taxa de quadros, devido principalmente à largura de banda de memória mais limitada.
A ideia, segundo o vazador, é que o chip seja otimizado para funcionar com voltagens baixas. Internamente, o chip Jupiter estaria sendo projetado para operar com menos de 40 Unidades de Computação (CUs), algo entre 28 e 32, abaixo das 36 presentes no PS5.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar sobre um novo console portátil da Sony. Em relatório da Bloomberg do ano passado, conversou com fontes familiarizadas com o assunto, que afirmaram que o novo console estaria nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Também houve especulações afirmando que a Sony planejava lançar dois consoles na próxima geração, sendo que um deles seria um PS6 portátil.
A Sony não é a grande fabricante que única que pretende investir em consoles handheld. Vazamentos revelaram que a Microsoft está trabalhando em um portátil em parceria com a Asus. Além disso, vale lembrar que o Nintendo Switch 2 será lançado no próximo mês.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Tweak Town.
VEJA TAMBÉM!