Sony desenvolve tecnologia capaz de dobrar a capacidade de discos rígidos

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Sony anunciou um avanço tecnológico importante, no desenvolvimento de diodos laser para discos rígidos mecânicos (HDDs), capaz de dobrar sua capacidade de armazenamento.

A parceria entre a empresa e a Seagate Technology resultou em um diodo laser preciso que pode aumentar a capacidade de discos rígidos HDD de 15 TB para 30 TB em questão de segundos.

Essa inovação envolve a instalação de diodos laser nas cabeças de leitura e gravação dos discos rígidos, permitindo uma precisão incrível ao emitir luz laser em pontos microscópicos. Essa técnica aquece a área de armazenamento na superfície do disco a mais de 400 graus, possibilitando o armazenamento de dados em quantidade muito maior e no mesmo espaço.

HDD Seagate
Unidades podem dobrar de capacidade de armazenamento (Imagem: Pexels)

A produção em massa desses HDDs de alta capacidade está programada para iniciar no meio do ano, com a Seagate liderando a fabricação. A Sony, por sua vez, planeja iniciar a produção em maio e investir cerca de 5 bilhões de ienes (cerca de R$ 164,3 milhões) na construção de novas linhas de produção em fábricas no Japão e na Tailândia.

Com o crescimento exponencial do processamento e armazenamento de dados, impulsionado pela inteligência artificial generativa, esta tecnologia se torna crucial. Estima-se que, até 2025, o volume global de dados atinja 181ZB, demandando soluções eficientes de armazenamento.

Discos HDD x unidades SSD

Enquanto os discos rígidos SSD ganham popularidade, os HDDs mecânicos continuam essenciais para grandes data centers. Apesar da competição, os HDDs oferecem uma opção mais econômica para armazenamento em larga escala, tornando-os indispensáveis em diversas aplicações.

A coexistência de discos rígidos SSD e mecânicos é iminente, já que ambos atendem a diferentes necessidades de armazenamento.

Os avanços tecnológicos, como o diodo laser da Sony, mantêm os HDDs como uma solução viável, especialmente para aqueles que demandam capacidade de armazenamento a baixo custo em setores como data centers e nuvem.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: