Sharp mostra tecnologia QDEL que pode superar as telas OLED e QLED

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Sharp apresentou a um seleto grupo, durante a CES 2024, uma tecnologia que promete revolucionar o mercado de TVs ao ser ainda melhor que as atuais OLED e QLED. Estamos falando dos painéis QDEL, sigla para QuantumDot Eletroluminescente.

Mas qual é a grande inovação da tecnologia QDEL

Sharp just made the most thingamajig looking gizmo to demo their new QDEL panel and I really want one pic.twitter.com/RqeKZHzo6v

— monode (@beampowermonode) 16 de janeiro de 2024

A verdade é que, assim como as tecnologias OLED e QLED, a QDEL também utilizada pontos quânticos. A diferença está na forma como a nova tecnologia os utiliza.

Enquanto telas OLED e a QLED absorvem a luz vinda do LED ou OLED e transformam essa luz nas diferentes cores, o painel QDEL recebe energia e a repassa diretamente aos pontos quânticos para que eles sejam capazes de emitir luz própria.

Em outras palavras, os painéis QDEL dispensam a necessidade de uma fonte separada de iluminação traseira e ainda conseguem obter uma imagem mais pura, de acordo com a Sharp. Isso porque os pontos quânticos são modificados para que possam trazer subpixels nas cores vermelho, azul e verde.

Quanto a preço, a fabricante de eletrodomésticos avalia que os custos das primeiras TVs com a tecnologia não serão muito mais altos do que os modelos já no mercado, uma vez que a fabricação de telas QDEL é similares à do LED tradicional.

A Sharp não deu qualquer previsão de início da produção dos painéis QDEL. A expectativa é de que vejamos a nova tecnologia primeiro em smartphones.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: