Santander oferece 5 mil bolsas de estudo gratuitas na área de computação em nuvem para mulheres

 William Schendes
William Schendes

O Santander, em parceria com a F1RST — sua empresa de tecnologia — e a Amazon Web Services (AWS), anunciou a nova edição do programa Santander Code Girls, que vai oferecer 5 mil bolsas de estudo gratuitas para mulheres interessadas em ingressar ou se especializar na área de computação em nuvem.

Voltado exclusivamente para o público feminino, o bootcamp oferece formação completa em tecnologias da AWS, com foco em conceitos de cloud computing, DevOps, automação e segurança digital. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de agosto de 2025 pela plataforma Santander Open Academy, neste link.

Santander oferece 5 mil bolsas de estudo gratuitas em computação em nuvem para mulheres
(Imagem: Sweet Life/ Unplash)

Vale observar que não é necessário ser cliente do banco ou ter conhecimento prévio em tecnologia para participar.

Além da capacitação, as 250 participantes com melhor desempenho receberão vouchers para a certificação oficial AWS Cloud Practitioner, com isenção total da taxa de prova. Elas também terão acesso a um processo seletivo para vagas na F1RST, localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, mais de 40 analistas já foram contratadas por meio das edições anteriores do programa.

A trilha educacional será oferecida pela DIO (Digital Innovation One) e abordará desde fundamentos básicos da computação em nuvem até serviços avançados como Lambda, Kubernetes, bancos de dados e ferramentas de monitoramento. Todo o conteúdo será online e gratuito, com aulas práticas, desafios técnicos e projetos reais desenvolvidos em parceria com empresas do setor.

Segundo Fabio Filho, head de Iniciativas Educacionais Globais da AWS, o programa é uma oportunidade de ampliar o acesso à tecnologia. “O Santander Code Girls é uma iniciativa transformadora que abre portas para mulheres na computação em nuvem e contribui para um setor de tecnologia mais inclusivo”, afirmou.

O CEO da F1RST, Richard Flavio da Silva, também destacou o impacto positivo da ação: “Iniciativas como o Code Girls promovem a diversidade e impulsionam a participação de mulheres nas áreas de tecnologia e inovação, além de transformar as alunas em especialistas de programação.”

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: