As remessas globais de smartphones atingiram 295,2 milhões de unidades no segundo trimestre de 2025, segundo dados preliminares da IDC. O crescimento de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior representa o oitavo trimestre consecutivo de crescimento no setor — uma sequência que não se via desde 2013.
De acordo com o relatório, a Samsung manteve a liderança nas vendas globais no segundo trimestre de 2025, com uma participação de 19,5%, seguida por Apple (15,7%) e Xiaomi (14,4%).
Ranking global de remessas no 2º trimestre de 2025:
-
Samsung: 58 milhões de unidades (19,7% de participação)
-
Apple: 46,4 milhões (15,7%)
-
Xiaomi: 42,5 milhões (14,4%)
-
vivo: 27,1 milhões (9,2%)
-
Transsion: 25,1 milhões (8,5%)
-
Outras marcas: 96,1 milhões (32,6%)
Apesar do resultado positivo, o mercado enfrentou diversos desafios. Segundo a IDC, fatores macroeconômicos como inflação, flutuações cambiais, desemprego e incertezas tarifárias afetaram especialmente o segmento de entrada, com impacto direto sobre os dispositivos Android de baixo custo.
Na China, o cenário também foi de cautela. Como explica Nabila Popal, diretora sênior de pesquisa de Client Devices da IDC, o festival de e-commerce 618 gerou um volume expressivo de vendas, mas serviu mais para “limpar estoques” do que para impulsionar novos envios.
Embora a Apple tenha liderado as vendas durante o festival, a empresa registrou queda de 1% nas remessas no país, compensada por um forte crescimento nos mercados emergentes, o que fez as suas vendas globais crescerem 1,5%.
Vendas da Samsung foram impulsionadas por modelos intermediários
A Samsung manteve a liderança global, impulsionada pelo bom desempenho dos modelos Galaxy A36 e A56. Segundo a IDC, a aposta da empresa em disponibilizar recursos de inteligência artificial nos modelos intermediários explica o alto volume de vendas desses dispositivos.
“Esses novos produtos introduzem recursos de IA em dispositivos de médio porte, o que tem sido utilizado com eficácia em lojas de varejo para impulsionar as vendas, à medida que mais consumidores demonstram curiosidade sobre IA.”
- Francisco Jeronimo, vice-presidente de Client Devices da IDC.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de FoneArena e IDC.
VEJA TAMBÉM!