Rússia e China planejam central nuclear... na lua!

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Rússia e a China estão explorando a instalação de uma central nuclear na Lua, seguindo os passos da NASA, que já anunciou planos semelhantes para um reator nuclear no satélite da Terra.

O objetivo é fornecer energia para possíveis colônias humanas na superfície lunar.

Lua Moon
Lua poderá receber usinas nucleares (Imagem: freepik)

O interesse crescente em estabelecer colônias não apenas na Lua, mas também em Marte, tem levado empresas e governos a considerar soluções de energia viáveis para esses ambiciosos projetos espaciais, uma vez que os painéis solares podem não fornecer eletricidade suficiente.

Embora a energia nuclear seja controversa, ela está ganhando apoio quando se trata da exploração lunar. Tanto a Rússia quanto a NASA veem a energia nuclear como uma solução relevante para as futuras colônias na Lua.

A NASA, inclusive, lançou o Fission Surface Power Project para desenvolver conceitos de um pequeno reator de fissão nuclear lunar.

Segundo Yuri Borisov, diretor da Roscosmos, a agência espacial russa, a Rússia está em negociações com a China para a instalação de uma central nuclear na Lua, com o objetivo de futura colonização lunar. O prazo estipulado para a conclusão do projeto é 2035.

Borisov destacou que a Rússia pode contribuir com seus conhecimentos em "energia espacial nuclear". Essa iniciativa surge algumas semanas após os dois países terem discutido questões relacionadas a "armas de IA" e "segurança do espaço exterior", indicando uma cooperação mais ampla nesses campos.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: