A Tesla voltou a chamar atenção com seu robô humanoide Optimus. Desta vez, o destaque vai para um vídeo em que o robô realiza movimentos de dança — incluindo passos de balé — sem auxílio de cabos e operando em tempo real. A demonstração foi compartilhada nesta semana nas redes sociais da empresa de Elon Musk.
Segundo o vice-presidente responsável pelo projeto Tesla Bot, Milan Kovac, os movimentos exibidos foram inteiramente aprendidos em simulação e depois transferidos para o mundo real sem necessidade de ajustes adicionais.
"É tudo velocidade em tempo real, zero CGI, totalmente aprendido na simulação e transferido para a realidade sem treinamento", afirmou o executivo.
Essa foi a segunda demonstração pública do Optimus na semana. Na apresentação anterior, o robô apareceu executando uma série de ações rítmicas com o suporte de um cabo de segurança — presente apenas por precaução, caso ocorresse alguma queda. Já no novo vídeo, o Optimus se movimenta livremente com gestos mais fluidos, aproximando-se da dança moderna.
Além de exibir o desempenho técnico do robô, a Tesla também revelou avanços importantes nos bastidores. Kovac destacou que a equipe precisou aprimorar o modelo do Optimus na simulação, usando técnicas como randomização de domínio, o que deve beneficiar aplicações práticas futuras, como caminhadas mais robustas e controle de corpo inteiro com maior agilidade.
Elon Musk afirmou que o robô deverá ser capaz, eventualmente, de executar movimentos de balé com perfeição — uma meta ambiciosa que reflete o ritmo acelerado de desenvolvimento do projeto.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de Tesla Rati.
VEJA TAMBÉM!