Robô-cão com fantasia de cachorro dança e impressiona com movimentos (vídeo)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Boston Dynamics compartilhou ontem um vídeo de seu robô-cão Spot usando um "traje de cachorro" e fazendo passos de dança. No clipe, o robô acaba impressionando pela fluidez de seus movimentos, que foram criados pelo software Choreographer especialmente projetado da Boston Dynamics.

A nova demonstração de dança do spot

Para o novo clipe de dança do Spot, a Boston Dynamics criou o Sparkles, uma espécia de fantasia de cachorro, que foi descrita pela empresa como "um traje personalizado projetado apenas para Spot explorar as interseções entre robótica, arte e entretenimento.”

Os movimentos de dança demonstram o potencial do software Choreographer. Uma ferramenta de criação e controle de movimentos por meio da API do Spot, o Choreographer foi projetado “para preencher a lacuna entre o processo criativo de um coreógrafo tradicional e o processo técnico de programação de um robô”, conforme explicou a Boston Dynamics.

A Boston Dynamics já havia demonstrado o potencial do Spot e do Choreographer em outras ocasiões, como quando o cão-robô dançou com os integrantes da icônica banda sul-coreana BTS, numa parceria com a Hyundai, e com o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger. Ambos podem ser vistos abaixo.

As aplicações do Spot

Spot robô
Robô Spot com diferentes itens (Imagem: Divulgação / Boston Dynamics)

Os vídeo acimam ilustram também a adaptabilidade do Spot. De acordo com a Boston Dynamics, se qualquer movimento de dança criado estiver fora das habilidades do Spot ou se deparar com obstáculos como desníveis do solo, o robô automaticamente adapta o movimento para que ele seja possível e ainda similar ao originalmente solicitado.

Apesar de suas habilidades para dança, o Spot foi desenvolvido também para outras tarefas, que incluem mapeamento, monitoramento, segurança, missões de salvamento e análise da segurança de determinado local potencialmente perigoso. O robô, inclusive, já está sendo utilizado, por exemplo, pela Polícia Estadual de Massachusetts.

robô spot
Robô Spot em ação numa área potencialmente perigosa (Imagem: Divulgação / Boston Dynamics)

Além de serem curiosos, os vídeos de dança do Spot, contudo, demonstram (e impressionam) as habilidades de movimento do robô. Lançado em 2020, o Spot é vendido pela Boston Dynamics por um preço inicial de US$ 74.500 (aproximadamente R$382.435,00, na conversão direta hoje), valor que pode mudar caso o cliente deseje adicionar outros itens úteis ao robô.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: