A procuradora-geral de Louisiana, Liz Murril, abriu um processo contra a popular plataforma de jogos Roblox na última quinta-feira (14), sob acusação de que o game permite um ambiente em que predadores de crianças têm liberdade para explorá-las online.
O processo alega que o Roblox falha ao implementar medidas de segurança eficazes para proteger usuários infantis. Confira um trecho do documento judicial:
“Durante anos, o Réu conscientemente permitiu e facilitou a exploração sexual e o abuso sistemático de crianças nos Estados Unidos, incluindo na Louisiana. Por meio de desrespeito deliberado e práticas enganosas, o Réu permitiu e perpetuou um ambiente online no qual predadores de crianças prosperam, contribuindo diretamente para a vitimização generalizada de crianças menores na Louisiana.”
- Liz Murril.
De acordo com a procuradora Murril, a plataforma está inundada de conteúdo prejudicial e predadores, já que a empresa prioriza o “crescimento de usuários, receita e lucros” em detrimento da segurança dos menores de idade.
“Todos os pais devem estar cientes do perigo claro e presente que o Roblox representa para seus filhos, para que possam evitar que o impensável aconteça em sua própria casa.”
- Liz Murril.
O processo chega após outros dois processos recentes contra a plataforma, ambos com a mesma acusação. Como lembra a CNN, em julho, uma ação judicial foi aberta em Iowa depois que uma menina de 13 anos foi apresentada a um predador sexual pelo Roblox e, após conhecê-lo pessoalmente, acabou sendo traficada entre estados norte-americanos e vítima de abuso sexual.
Em 7 de agosto, uma mãe anônima entrou com outra ação no tribunal estadual da Georgia, acusando o Roblox de permitir que predadores coagissem seu filho de 9 anos a enviar imagens e vídeos sexualmente explícitos.
Em outro caso, de 2022, a polícia do Condado de Clayton prendeu um suspeito de convencer uma garota de 13 anos a fugir para morar com ele. Howard Graham — que na época tinha 33 anos — teria conhecido a jovem através do Roblox e manteve relações sexuais com ela “muitas vezes”, segundo as autoridades.
Atualmente, o Roblox conta com cerca de 111,8 milhões de usuários ativos diários. Recentemente, a empresa afirmou estar implementando novos sistemas de inteligência artificial para detectar sinais precoces de ameaças a crianças. Segundo a plataforma, o sistema já permitiu denunciar 1.200 tentativas de exploração infantil apenas no primeiro semestre de 2025.
Além disso, no mês passado, lançou um novo recurso de verificação de idade, exigindo que adolescentes de 13 a 17 anos enviem uma selfie em vídeo para conversar com pessoas por meio das chamadas “conexões confiáveis”.
Em uma declaração publicada em 15 de agosto, a Roblox diz que “qualquer afirmação de que o Roblox colocaria intencionalmente nossos usuários em risco de exploração é simplesmente falsa”.
“Qualquer afirmação de que o Roblox colocaria intencionalmente nossos usuários em risco de exploração é simplesmente falsa. Nenhum sistema é perfeito e pessoas mal-intencionadas se adaptam para evitar a detecção, incluindo tentativas de levar usuários a outras plataformas, onde os padrões de segurança e as práticas de moderação podem ser diferentes. Trabalhamos continuamente para bloquear essas tentativas e aprimorar nossas abordagens de moderação para promover um ambiente seguro e agradável para todos os usuários.”
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.
Com informações de CNN, Folha de São Paulo e CyberNews.
VEJA TAMBÉM!