A Qualcomm anunciou, nesta terça-feira (20), seu novo processador voltado para celulares intermediários, o Snapdragon 7s Gen 3, um chip mais acessível voltado para tarefas de inteligência artificial (IA).
A empresa promete que o processador oferecerá processamento de IA diretamente no celular, além de melhorias gráficas, na câmera e no áudio em relação ao Snapdragon 7s Gen 2.
Conforme reportado pelo Gizmochina, a Xiaomi será a primeira empresa a integrar o novo processador em um de seus celulares. No entanto, outras fabricantes, como Realme e Samsung, também trabalham em aparelhos que contarão com esse processador.
O Snapdragon 7s Gen 3 terá uma melhora no desempenho da CPU (unidade central de processamento) e um processamento de IA até 30% mais eficiente. O processador conta com quatro núcleos Cortex-A720 e quatro núcleos de eficiência Cortex-A520, que podem atingir até 2,5 GHz.
Além disso, a Qualcomm promete um aumento de 40% na velocidade de renderização gráfica da GPU (unidade de processamento gráfico).
Em termos de eficiência energética, a empresa afirma que o novo chip consome 12% menos energia em comparação com seu antecessor.
Em comunicado, a Qualcomm também explica que o processador suporta diversos modelos de linguagem ampla (LLMs, na sigla em inglês), incluindo o Baichuan-7B e o Llama 2, da Meta.
FIQUE POR DENTRO!