Qualcomm já está se preparando para o Wi-Fi 8

 William Schendes
William Schendes

A Qualcomm revelou seus planos iniciais para o Wi-Fi 8, nova geração do padrão de conectividade sem fio que deve começar a se popularizar a partir de 2028.

Mesmo faltando alguns anos para a implementação da tecnologia, a empresa começou a discuti-la em seu blog, revelando as melhorias que o IEEE 802.11bn, nome técnico do Wi-Fi 8, trará para usuários e empresas ao redor do mundo.

Diferente das gerações anteriores, que focavam em velocidade, o Wi-Fi 8 tem como prioridade a estabilidade da conexão em ambientes complexos e congestionados. A proposta é aproximar a experiência do Wi-Fi à confiabilidade de redes com fio, algo especialmente relevante para aplicações sensíveis à latência ou que envolvem dispositivos em movimento constante.

Qualcomm já está se preparando para o Wi-Fi 8

(Imagem: triloks/ Getty Images)

Entre as metas do Wi-Fi 8 estão o aumento de pelo menos 25% na taxa de transmissão em condições de sinal ruim, a redução de 25% na latência em cenários de tráfego elevado e queda semelhante nas taxas de perda de pacotes quando os dispositivos transitam entre diferentes pontos de acesso. Essas melhorias devem beneficiar especialmente espaços públicos, ambientes corporativos e casas com múltiplos dispositivos conectados simultaneamente.

Conforme reportou o TechBang, a Qualcomm destacou cinco pilares técnicos do Wi-Fi 8:

  • Roaming contínuo, com dispositivos mantendo conexão estável ao mudar de estação base;

  • Sinal confiável na borda, para manter desempenho mesmo em áreas com sinal fraco;

  • Operação colaborativa entre APs, que permitirá a coordenação entre roteadores em ambientes densos;

  • Coordenação interna entre tecnologias sem fio, reduzindo interferências entre Wi-Fi, Bluetooth e UWB;

  • Eficiência energética aprimorada, com novos modos de economia de bateria sem comprometer o desempenho.

As aplicações do Wi-Fi 8 vão desde casas conectadas até redes industriais e infraestrutura crítica. Em residências, por exemplo, o novo padrão permitirá maior confiabilidade para sistemas de automação e monitoramento de saúde. Já em ambientes corporativos, como hospitais e fábricas inteligentes, a promessa é de uma estabilidade semelhante à de redes cabeadas.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de TechBang.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: