PS5 x Xbox Series: confira o número total de vendas dos consoles até junho de 2024

 William Schendes
William Schendes

Os números de vendas dos consoles de última geração foram divulgados em um levantamento recente. Até junho de 2024, os consoles Xbox Series X e S venderam 28,3 milhões de unidades, enquanto o PlayStation 5 alcançou 61,7 milhões.

Dessa forma, os dados da Aldora Intelligence, publicados em uma reportagem do Wall Street Journal, revelam que os consoles da Microsoft venderam menos da metade dos aparelhos da rival.

A reportagem também traz uma comparação entre os consoles da Microsoft e da Sony em gerações anteriores. Na geração passada, o PS4 vendeu 117 milhões de unidades, enquanto o Xbox One atingiu 57,9 milhões.

Vendas consoles Xbox PlayStation
(Imagem: Reprodução/ Wall Street Journal - YouTube)

A maior disparidade de vendas ocorreu na sexta geração, com o PS2 vendendo 155 milhões de unidades e o Xbox original alcançando apenas 24,7 milhões.

O maior número de vendas do Xbox aconteceu na sétima geração, quando o Xbox 360 registrou 84,9 milhões de unidades, chegando bem próximo do PS3, que vendeu 87,4 milhões.

A diferença atual nas vendas dos consoles de última geração é atribuída principalmente aos jogos exclusivos. Nos últimos anos, a Microsoft tem lançado seus jogos simultaneamente nos consoles e no PC, o que pode ter impactado as vendas de hardware.

O relatório fiscal da Microsoft, referente ao primeiro trimestre de 2024, revelou que a receita de hardware da empresa caiu 31% em relação ao ano anterior. No entanto, a receita de conteúdo e serviços Xbox subiu 62%. Os dados reforçam a estratégia da empresa de apostar mais no Xbox Game Pass para gerar receita.

No ano passado, durante o processo de aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft afirmou ao FTC (órgão regulador dos EUA) que o Xbox "perdeu a guerra dos consoles".

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: