Problema técnico causa cancelamento de mais de 400 voos no Reino Unido

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Nesta segunda-feira, o serviço de controle de tráfego aéreo britânico sofreu um problema técnico que causou o cancelamento de mais de 200 voos que partiriam da Grã-Bretanha e de outros 271 que estavam programados para chegar ao país.

De acordo com os dados da empresa de análise de aviação Cirium, mesmo após ser resolvida (horas depois), a falha afetou toda a rede dos sistemas informáticos de controle de tráfego aéreo do Reino Unido e ainda causaria um atraso de mais de oito horas a outros voos em diferentes aeroportos da região.

Voos não podiam ser processados automaticamente

Problema técnico causou cancelamento de mais de 400 voos no Reino Unido (Imagem: Shutterstock/alice-photo)

Conforme declaração emitida pelo Serviço Nacional de Tráfego Aéreo da Grã-Bretanha (NATS), o misterioso problema técnico afetou a capacidade do serviço de controlo de tráfego aéreo britânico de processar automaticamente os planos de voo. Isso fez com que os profissionais dos aeroportos precisassem inserir as informações de cada voo manualmente.

Inevitavelmente, o atraso que isso trouxe aos voos acabou causando o cancelamento da grande maioria deles. Por motivos de segurança, o NATS restringiu o número de voos, mas o espaço aéreo britânico não chegou a ser fechado. Por volta de 15h no Reino Unido (11h, no horário do Brasil), foi declarado que os engenheiros responsáveis haviam resolvido o problema, contudo o tráfego aéreo continuava interrompido.

“Identificamos e solucionamos o problema técnico que afeta nosso sistema de planejamento de voos esta manhã. Agora estamos trabalhando em estreita colaboração com companhias aéreas e aeroportos para gerenciar os voos afetados da forma mais eficiente possível. Nossos engenheiros monitorarão cuidadosamente o desempenho do sistema à medida que retornarmos às operações normais.”, disse o NATS em comunicado.

O ministro dos transportes britânico, Mark Harper, está trabalhando com o NATS para auxiliá-los no gerenciamento dos voos afetados e no apoio aos passageiros.

O feriado não saiu como esperado

Passageiros relatam esperas de muitas horas nos aeroportos e nos aviões (Imagem: Shutterstock/SynthEx

O problema técnico que atingiu os aeroportos do Reino Unido não tinha exatamente um momento bom para acontecer, mas parece ter "escolhido" um dos piores. Este final de semana e esta segunda-feira marcaram um período de viagens particularmente intenso. Isso porque hoje é feriado bancário na Grã-Bretanha, além de ter sido o último final de semana antes do retorno às aulas.

De acordo com o Cirium, a expectativa era de que o fim de semana de feriado de três dias tivesse 10% de aumento no número de voos, em relação ao ano anterior.

No decorrer do dia de hoje, vários passageiros relataram esperas de horas em aeroportos do Reino Unido e até mesmo dentro dos aviões, na pista de decolagem, que foram impedidos de levantar voo. Até o momento, as companhias aéreas estão oferecendo aos passageiros prejudicados a possibilidade de remarcar os voos cancelados ou de receber reembolso total. As medidas, contudo, variam de companhia para companhia.

ACOMPANHE MAIS NOTÍCIAS!

  • IA do Google Flights indicará melhor dia para comprar passagens aéreas
  • NASA vai mapear diferentes formas de água que há na Lua
  • Empresa cearense Vertical Connect anuncia carro voador elétrico
  • Índia faz história como 1º país a pousar no polo sul da Lua (Vídeo)
  • 1º robô humanoide capaz de pilotar aviões está pronto (Vídeo)
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: