Pesquisa Google permitirá que você deixe e leia ‘Notas’ em páginas da web

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

Em meio a novidades de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos, o Google está tentando deixar sua Pesquisa mais humana. Para tanto, a empresa está testando uma nova função que permite que os usuários deixem notas sobre os conteúdos.

A ideia é que os usuários complementem o conteúdo de determinado artigo com dicas e mais informações. Por enquanto, o recurso está disponível apenas no Search Labs do Google app Android e iOS nos EUA (inglês) e na Índia (inglês e hindi).

Como as Notas vão funcionar

Imagem: Divulgação / Google

Caso os testes sejam bem sucedidos e o recurso chegue à busca do Google para todos, os usuários devem ver botões para “Adicionar nota” e “Notas” abaixo da maioria dos resultados da Pesquisa Google e artigos no Discover.

Ao clicar em Notas, será possível ver as informações deixadas por outras pessoas, em um formato similar ao das stories do Instagram e do Snapchat. Para deixar a experiência mais dinâmica, o Google ainda deve disponibilizar adesivos (que podem ser animados) e vai permitir inserir imagens.

Ao visualizar as notas, o usuário poderá curtir, compartilhar e salvar as que desejar. Também será possível denunciá-las ao Google para revisão. A ferramenta será disponibilizada para a maioria dos conteúdos, com exceção de tópicos como eleições, saúde e outros temas delicados.

"As notas podem ajudá-lo a descobrir dicas sobre quais bairros podem ser melhores para você em um artigo sobre uma nova cidade ou como diminuir o nível de tempero em uma receita. Ou talvez um guia de cozimento tenha ajudado você a criar a cobertura colorida perfeita – você pode deixar um recado para ajudar outras pessoas a evitar erros de primeira viagem", explicou o Google em seu comunicado.

Para garantir que as notas sejam úteis e seguras, a empresa usará proteções algorítmicas e revisão humana e vai classificar cada nota com base em sua relevância para a pesquisa.

Os proprietários de sites também devem passar a receber do Google “insights sobre notas sobre seu conteúdo”, o que pode ajudar os produtores de conteúdo a entender as necessidades de sua audiência ou a identificar pontos a melhorar.

Popularidade do Reddit inspirou nova ferramenta de notas

Imagem: Divulgação / Google

Se você fizer uma pesquisa agora no Google, poderá identificar várias das ferramentas que a empresa adicionou para garantir que os usuários achem o que precisam nas respostas oferecidas. Além do algoritmo tentando identificar os melhores conteúdos, já há vários outros recursos.

Trechos de destaque com citações diretas no topo da página de resultados, vídeos e uma seção de Perguntas e Respostas são algumas dessas ferramentas. As Notas chegam, portanto, para aumentar ainda mais um toque humano à busca. E a inspiração para elas foram o Reddit.

Uma plataforma de reúne diferentes fóruns de discussão e informações, o Reddit tem respostas majoritariamente escritas por humanos. E a popularidade da rede segue crescendo.

"Vimos em nossa pesquisa que as pessoas estão interessadas no que pessoas como elas estão dizendo sobre uma determinada página da web. As notas são projetadas para funcionar em conjunto com o conteúdo existente na web, adicionando uma nova camada de insights humanos aos seus resultados de pesquisa", explicou o Google.

Ainda não há previsão para o novo recurso ficar disponível para o público geral. Por enquanto, o Google afirma estar testando e aprendendo "o que funciona melhor para os usuários antes de levar esses recursos a um público mais amplo na Pesquisa.”

SAIBA MAIS!

  • Apple Vision Pro: vídeos mostram detalhes de comandos e aparência do Telegram (assista)
  • Instagram pode ter área privada: como um 2º perfil dentro do perfil original
  • YouTube: criadores deverão indicar se há uso de IA em vídeos (ou podem ser desmonetizados)
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: