One UI 6.1: Samsung reintroduz proteção contra queima de telas OLED

 William Schendes
William Schendes

A Samsung lançou a atualização One UI 6.1 para mais dispositivos recentemente. A nova versão do sistema operacional ficou conhecida por adicionar os recursos do Galaxy AI — pacote de ferramentas de IA generativa — mas também foi responsável por reintroduzir uma proteção importante: contra queimaduras de telas OLED.

Esse método evita que os pixels queimem na tela, pois troca os elementos da interface de usuários para que eles não fiquem no mesmo lugar por muito tempo. A proteção contra queimaduras havia sido removida na One UI 6.0.

Com isso, a Samsung evita que as telas sofram com o temido “burn-in” (queimadura, na tradução) que "mancha" algumas imagens permanentemente no monitor.

Samsung one UI 6.1 proteção contra burn-in S23 ultra
(Imagem: Samsung)

Agora, como observou o site Toranji, a One UI 6.1 voltou a mover os ícones da barra de status, além dos botões de navegação na parte inferior. Esse movimento é imperceptível a olho nu, por isso, o site precisou realizar uma gravação de tela e diminuir a velocidade do vídeo.

No GIF abaixo, capturado em um Galaxy S23 Ultra, é possível conferir os ícones da barra de status se movendo.

Samsung ONE UI 6.1 proteção contra burn-in GIF
(Imagem: Toranji)

Apesar dos testes terem sido conduzidos apenas com o S23 Ultra, é provável que os demais dispositivos que receberam a One UI 6.1 também receberam a proteção contra queimaduras.

A One UI 6.1 estreou junto da família S24, mas chegou para os smartphones das linhas S23, Z Flip 5, Z Fold 5 e Galaxy Tab S9 na última semana.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: