Óculos da Meta agora podem identificar e descrever paisagens e pontos de referência

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Os óculos de sol Meta da Ray-Ban receberam uma atualização bastante importante no ano passado, introduzindo recursos de pesquisa visual baseados em IA. No entanto, a versão (beta) mais recente traz um aprimoramento particularmente útil: a capacidade de identificar e descrever paisagens e pontos de referência em vários locais, transformando-se em um guia turístico inteligente.

Andrew Bosworth, CTO da Meta, compartilhou essas novidades em uma postagem no Threads.

Meta Ray-Ban óculos
Óculos Ray-Ban da Meta (Imagem: Divulgação)

Em Montana, Mark Zuckerberg, por meio do Instagram, revelou os novos recursos em ação. Agora, os óculos usam áudio para fornecer descrições verbais de paisagens como a Big Sky Mountain e a história do Arco Roosevelt, enquanto explicam fenômenos naturais, como a formação da neve.

Bosworth destacou exemplos impressionantes, como detalhes sobre a cor da Ponte Golden Gate e histórias das famosas "senhoras pintadas" em São Francisco. As descrições aparecem em texto abaixo das imagens, proporcionando uma experiência bastante enriquecedora para os usuários.

A Meta já havia apresentado uma prévia desse recurso no evento Connect do ano passado, como parte de uma série de recursos "multimodais". Essas inovações permitem responder a perguntas com base no ambiente, sendo alimentadas por informações em tempo real, graças à integração com o Bing Search.

Meta óculos Mark
Mark Zuckerberg com o óculos (Imagem: Divulgação/Meta)

O novo recurso complementa o já existente Google Lens do Meta, permitindo que os usuários "mostrem" o que estão vendo pelos óculos e façam perguntas à IA sobre isso.

Disponível para quem faz parte do programa de acesso antecipado da Meta, o recurso ainda está em número limitado, mas Bosworth incentiva os interessados a entrarem na lista de espera enquanto trabalham para expandir o acesso o mais rápido possível.

Essa evolução nos óculos de sol promete transformar a forma como exploramos e compreendemos o mundo ao nosso redor, não?

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: