Fim do TikTok nos EUA? Joe Biden aprova lei que pode banir a rede social

 William Schendes
William Schendes

O presidente Joe Biden sancionou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que poderá banir o TikTok nos Estados Unidos caso a rede social não seja vendida para uma empresa norte-americana.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmera de Representantes dos EUA na segunda-feira (22) e pelo Congresso na última terça-feira (23).

A proposta de legislação foi anexada a um pacote de financiamento para auxiliar Ucrânia e Israel em seus conflitos. A lei assinada por Biden obrigará a ByteDance, proprietária do TikTok, a vender a rede social dentro de um prazo de 270 dias, ou seja, até 19 de janeiro de 2025.

Caso a empresa não cumpra com essa exigência, a plataforma será removida das lojas de aplicativos e serviços de hospedagem na Internet, conforme reportou a CNN.

Joe Biden assina lei que pode banir TikTok dos Estados Unidos  - TechShake
(Imagem: Eyestetix Studio/ Unplash)

Atualmente o TikTok já é bloqueado em alguns países como Índia, Nepal, Afeganistão e Somália. No Reino Unido, autoridades e funcionários do governo foram proibidos de usarem a redes social em seus dispositivos de trabalho. O temor desses países, incluindo os EUA, é que a rede social fornece dados de seus usuários para o governo da China, onde a ByteDance é sediada.

Em resposta a decisão, o CEO da plataforma, Sheou Chew postou um vídeo no TikTok tentando tranquilizar os usuários da rede. A publicação, feita no perfil oficial da rede social, conta com mais de 800 mil curtidas.

“Não vamos a lugar nenhum… Estamos confiantes e continuaremos a lutar pelos seus direitos nos tribunais. Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer.”

No ano passado, o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, foi convocado para testemunhar sobre a segurança dos usuários norte-americanos no Congresso. Na época, o executivo disse que as alegações de que a rede social compartilha dados com agentes da China são falsas.

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: