Novo vazamento expõe 87 mil chaves Pix, informa Banco Central

 William Schendes
William Schendes

O Banco Central comunicou sobre o vazamento de 87.368 chaves Pix na última sexta-feira (22). De acordo com o banco, o vazamento é restrito aos clientes da SumUp, Sociedade de Crédito Direto por conta de falhas nos sistemas da instituição.

Apesar do vazamento, o BC afirma dados expostos são informações cadastrais, como nomes, CPFs, etc — que não dão acesso às contas dos clientes. Dados sensíveis como senhas, registro de movimentações, saldos financeiros e demais informações de sigilo bancário não foram expostas.

O BC observa que adotou as medidas necessárias para apurar o caso e os clientes da empresa afetados serão notificados por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central nem a instituição afetada farão comunicações por telefone, SMS, aplicativos de mensagens e e-mail.

Pix vazamento 87 mil chaves
(Imagem: Reprodução/ Banco Central)

Como reportou a Agência Brasil, esse foi o sétimo incidente de segurança desde a criação do Pix, em novembro de 2020. Ao todo, cerca de 800 clientes foram afetados por todos esses vazamentos.

No entanto, em todos esses casos, não foram expostas informações sigilosas ou sensíveis, como senhas e saldos bancários. Confira os vazamentos anteriores:

  • Banco do Estado de Sergipe (Banese): Em agosto de 2021, mais de 414 mil chaves Pix de números foram vazadas.

  • Acesso Soluções de Pagamento: Em janeiro de 2022, 160,1 mil clientes da empresa tiveram seus dados vazados.

  • Logbank: No mês seguinte, em fevereiro de 2022, dados de 2,1 mil clientes da Logbank Pagamentos foram expostos.

  • Abastece Ai: 137,3 mil chaves Pix da Abastece AI Clube Automobilista Payment foram vazados.

  • Phi Pagamentos: O vazamento mais recente aconteceu em agosto de 2023, quando 238 chaves Pix de clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A foram expostas.

  • Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor: Na semana passada, o BC também informou sobre o vazamento de 46.093 da instituição.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: