Novo design do Android promete cores mais intensas e personalizáveis

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A próxima atualização do sistema Android, que será oficialmente incorporada com o Android 16, deve trazer mudanças visuais que alteram significativamente a forma como os aplicativos interagem com as cores do sistema.

Apresentado durante o Google I/O 2025, o novo padrão visual chamado Material 3 Expressive reforça a proposta da empresa de tornar a experiência visual mais flexível e com maior ênfase na personalização.

De acordo com informações divulgadas no evento, a principal novidade da versão Expressive é a expansão do suporte ao tema dinâmico. Essa abordagem permite que as cores da interface se adaptem automaticamente ao papel de parede do dispositivo. A grande mudança está na variedade cromática: o novo sistema utilizará tons mais vibrantes e com maior saturação, oferecendo mais opções entre cores suaves e intensas.

Recursos automáticos

O Google informou que os aplicativos que já utilizam o recurso de tematização dinâmica poderão usufruir automaticamente das paletas mais vivas, sem necessidade de atualizações manuais por parte dos desenvolvedores. Isso garante uma transição mais rápida e homogênea para os usuários quando o Android 16 for liberado.

As mudanças também envolvem alterações na disposição e na forma dos elementos de interface. Botões, menus e painéis seguem agora um padrão mais orgânico, com curvas acentuadas e espaçamento otimizado, segundo o designer Andrew Lu, da equipe de experiência do usuário do Google.

Ele também mencionou que a maior variedade cromática foi pensada para agradar desde quem prefere visuais discretos até quem busca contrastes marcantes.

Material 3 Expressive tela do celular capa 1
Novos esquemas de cores no celular (Imagem: Android Authority)

Embora o lançamento final do Android 16 ainda esteja em fase beta, com a versão QPR1 Beta 1 já disponível para testes, a nova linguagem visual já está sendo adotada em alguns aplicativos do Google, como o Gmail, Google Fotos e Mensagens. A expectativa é que, até o fim de 2025, a maioria dos apps nativos da empresa e de desenvolvedores parceiros estejam compatíveis com a nova proposta.

Os novos esquemas de cores também favorecem a leitura, inclusive para usuários com deficiências visuais. Essa abordagem deve ser integrada em sincronia com os ajustes de contraste do sistema operacional.

O novo visual será integrado oficialmente no ciclo de atualizações do Android 16, mas dependerá da fabricante do dispositivo liberar a versão. Celulares da linha Pixel devem receber os recursos primeiro, seguidos por modelos de outras marcas como Samsung, Xiaomi e Motorola, ao longo de 2026.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: