Novidade no Chrome para iOS: Barra de endereços pode mudar de lugar; Veja como

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O novo recurso do Google para o Chrome no iOS não altera muito o navegador, mas pode ser útil se você acha difícil ter que esticar os dedos para alcançar a barra de endereços na tela. Agora a empresa mostrou que é possível mover a barra de endereços do navegador da parte superior para a parte inferior da tela - e colocá-la de volta no local original, se você quiser.

A descoberta veio de Steve Moser, do MacRumors, que identificou o recurso na versão TestFlight do Chrome para iOS em agosto, mas só agora ele está chegando à versão pública do navegador para a versão mobile.

Mudanças na barra de endereços (Imagem: Divulgação)

A ideia é facilitar o acesso à barra de endereços com os polegares (especialmente para quem tem mãos pequenas), como no Safari e no Opera para dispositivos móveis, que permitem realocar o posicionamento na tela.

Como alterar?

Tudo o que você precisa fazer é manter pressionada a barra de URL e, em seguida, escolher "Mover a barra de endereço para a parte inferior" nas opções que aparecem. Você pode fazer a mesma coisa para devolvê-la parra a parte superior da tela, embora isso também seja possível por meio do menu Configurações.

Infelizmente, o Google disse ao Engadget que não tem um cronograma para trazer esse recurso ao Android e que, por enquanto, ele só estará disponível em iPhones. A empresa testou uma interface do Chrome Home que tinha a barra de URL na parte inferior em 2019, mas ela não saiu da fase experimental.

SAIBA MAIS!

  • LinkedIn no Brasil: Selo de perfil verificado agora disponível de graça; Saiba como conseguir
  • Polêmica! Anatel aprova novas regras e dificulta acesso a consumidores com pouca habilidade digital
  • ASUS anuncia Zenfone 10 no Brasil: Compacto poderoso com preço interessante
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: