Novidade no Chrome para iOS: Barra de endereços pode mudar de lugar; Veja como

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O novo recurso do Google para o Chrome no iOS não altera muito o navegador, mas pode ser útil se você acha difícil ter que esticar os dedos para alcançar a barra de endereços na tela. Agora a empresa mostrou que é possível mover a barra de endereços do navegador da parte superior para a parte inferior da tela - e colocá-la de volta no local original, se você quiser.

A descoberta veio de Steve Moser, do MacRumors, que identificou o recurso na versão TestFlight do Chrome para iOS em agosto, mas só agora ele está chegando à versão pública do navegador para a versão mobile.

Imagem Chrome no iOS
Mudanças na barra de endereços (Imagem: Divulgação)

A ideia é facilitar o acesso à barra de endereços com os polegares (especialmente para quem tem mãos pequenas), como no Safari e no Opera para dispositivos móveis, que permitem realocar o posicionamento na tela.

Como alterar?

Tudo o que você precisa fazer é manter pressionada a barra de URL e, em seguida, escolher "Mover a barra de endereço para a parte inferior" nas opções que aparecem. Você pode fazer a mesma coisa para devolvê-la parra a parte superior da tela, embora isso também seja possível por meio do menu Configurações.

Infelizmente, o Google disse ao Engadget que não tem um cronograma para trazer esse recurso ao Android e que, por enquanto, ele só estará disponível em iPhones. A empresa testou uma interface do Chrome Home que tinha a barra de URL na parte inferior em 2019, mas ela não saiu da fase experimental.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: