Não deu certo! Novo gerador de músicas por IA do TikTok desafina e erra letra

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

No último fim de semana, o TikTok lançou uma nova ferramenta para gerar músicas usando Inteligência Artificial. O problema é que o chamado AI Song está gerando músicas com vozes desafinadas e pronúncias erradas.

Ferramenta AI Song ainda estaria em teste

tiktok AI
Imagem: Shutterstock / Ascannio

A AI Song foi criada com a proposta de criar letras de músicas usando IA a partir de prompts de texto e uni-las a uma trilha do gênero escolhido pelo usuário, como pop e hip-hop. O que tem sido visto pelo TikTok, contudo, são músicas bem estranhas, com um vocal desafinado mesmo após a tentativa de utilizar efeitos de autotune.

Após os vídeos das peculiares músicas de IA serem compartilhadas pela plataforma, o TikTok declarou que a nova ferramenta vem sendo liberada aos poucos apenas para algumas pessoas, numa fase de teste. Ainda assim, os usuários estão estranhando que a rede social fosse liberar um recurso com tantos problemas mesmo em caráter de teste.

Um porta-voz do TikTok declarou ao site The Verge que as músicas geradas pela AI Song são criadas a partir de um catálogo de vocais e batidas pré-gravadas “por integrantes da indústria [fonográfica]”. Por este motivo, as indicações feitas pela própria plataforma saem um pouco melhores que as feitas a partir de prompts do usuário.

Isso, entretanto, não muda o fato de a nova ferramenta oferecer um recurso que não tem dado certo. Mas os usuários aguardam passar esses estágios iniciais para ver o que vem por aí.

Desde o "boom" das ferramentas de IA para criar vídeos, imagens e vozes, o TikTok tem desenvolvido medidas para identificar automaticamente na rede os conteúdos que foram gerados com a tecnologia. os termos de uso do site também já exigem que os usuários usem marcações indicativas de IA.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna se especializou produzindo matérias e tutoriais sobre aplicativos e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: