Não deu certo! Novo gerador de músicas por IA do TikTok desafina e erra letra

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

No último fim de semana, o TikTok lançou uma nova ferramenta para gerar músicas usando Inteligência Artificial. O problema é que o chamado AI Song está gerando músicas com vozes desafinadas e pronúncias erradas.

Ferramenta AI Song ainda estaria em teste

tiktok AI
Imagem: Shutterstock / Ascannio

A AI Song foi criada com a proposta de criar letras de músicas usando IA a partir de prompts de texto e uni-las a uma trilha do gênero escolhido pelo usuário, como pop e hip-hop. O que tem sido visto pelo TikTok, contudo, são músicas bem estranhas, com um vocal desafinado mesmo após a tentativa de utilizar efeitos de autotune.

Após os vídeos das peculiares músicas de IA serem compartilhadas pela plataforma, o TikTok declarou que a nova ferramenta vem sendo liberada aos poucos apenas para algumas pessoas, numa fase de teste. Ainda assim, os usuários estão estranhando que a rede social fosse liberar um recurso com tantos problemas mesmo em caráter de teste.

Um porta-voz do TikTok declarou ao site The Verge que as músicas geradas pela AI Song são criadas a partir de um catálogo de vocais e batidas pré-gravadas “por integrantes da indústria [fonográfica]”. Por este motivo, as indicações feitas pela própria plataforma saem um pouco melhores que as feitas a partir de prompts do usuário.

Isso, entretanto, não muda o fato de a nova ferramenta oferecer um recurso que não tem dado certo. Mas os usuários aguardam passar esses estágios iniciais para ver o que vem por aí.

Desde o "boom" das ferramentas de IA para criar vídeos, imagens e vozes, o TikTok tem desenvolvido medidas para identificar automaticamente na rede os conteúdos que foram gerados com a tecnologia. os termos de uso do site também já exigem que os usuários usem marcações indicativas de IA.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: