MUITA memória! MSI atualiza placas-mãe para que suportem até 256GB de RAM

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A MSI revelou recentemente seus planos de lançar novas placas-mãe com capacidade ainda maior de memória RAM.

A grande notícia é que várias placas-mãe existentes, equipadas com chipsets tanto da Intel quanto da AMD, receberão uma atualização de BIOS para suportar até 256 GB de memória, um salto significativo em relação ao suporte máximo anterior de 128 GB.

Placa mae memorias
Muita memória (Imagem: Pexels)

A MSI já disponibilizou a nova BIOS para algumas linhas de produtos, incluindo GODLIKE MAX, ACE MAX, CARBON MAX e MORTAR. Essas atualizações abrangem placas com chipsets 700 da Intel e 600 da AMD, todos prontos para trabalhar com a memórias DDR5.

Chipsets compatíveis e elegibilidade para o upgrade

No caso da Intel, os chipsets Z790 e B760 são os elegíveis para o upgrade, enquanto para a AMD, os chipsets X670, B650 e até mesmo o A620, mais comum em placas-mãe de entrada, podem receber essa atualização.

A MSI demonstrou a eficácia do upgrade por meio de uma captura de tela, exibindo um sistema operando com 256 GB de RAM, em conjunto com um processador AMD Ryzen 9 7900X e uma placa-mãe PRO X670-P WIFI.

Mobo MSI memoria
Placa-mãe MSI após a atualização (Imagem: MSI)

256 GB de RAM: Exagero ou necessidade?

Embora 256 GB de RAM possam parecer excessivos para uso doméstico, onde 16 GB ou 32 GB são frequentemente suficientes, em ambientes de servidores ou estações de trabalho voltadas para edições de vídeo, essa grande capacidade torna-se justificável e benéfica devido às demandas complexas desses fluxos de trabalho.

Processo de atualização e disponibilidade

As atualizações de BIOS para as placas com chipset AM5 da MSI já estão disponíveis para download, assim como algumas para os modelos da Intel. A expectativa é que o processo de atualização para todos os modelos elegíveis seja concluído entre o final de fevereiro e o início de março.

Lembramos que o processo de atualização da BIOS de uma placa-mãe é delicado e geralmente feito apenas em caso de necessidade. Qualquer erro pode inutilizar a sua placa-mãe, então faça por sua conta e risco!

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: