Modo IA do Google começa a ser liberado e promete revolucionar suas pesquisas

 William Schendes
William Schendes

Durante a conferência I/O 2025, o Google anunciou o início da liberação do Modo IA na Pesquisa. A novidade chega após a empresa ter lançado os Resumos Gerados por IA no ano passado.

O Modo IA começou a ser testado no início do ano e, agora, está sendo disponibilizado para usuários nos Estados Unidos, sem necessidade de cadastro prévio. A nova aba será exibida na versão web da Pesquisa e também no aplicativo do Google.

Segundo o Google, a ferramenta utiliza uma abordagem mais poderosa de raciocínio e multimodalidade, com capacidade para dividir perguntas em subtópicos e gerar várias consultas simultâneas. Isso permite aprofundar a busca e entregar resultados mais relevantes, com links úteis para a web.

Modo IA do Google começa a ser liberado e promete revolucionar suas pesquisas

Novos recursos de IA da pesquisa

O recurso é utiliza o modelo Gemini 2.5, o mais avançado da empresa, e será o ponto de entrada para novos recursos que ainda estão em desenvolvimento. Um deles é a Busca Aprofundada, capaz de realizar centenas de buscas, analisar informações contraditórias e criar um relatório completo em minutos.

Entre as novidades, também estão as funcionalidades do Projeto Astra, que permitirão interações em tempo real com a câmera do celular. Ao apontar a câmera para um objeto e fazer uma pergunta, o usuário poderá conversar com a busca como se fosse uma assistente visual, apresentando sugestões, explicações e links complementares.

Modo IA do Google começa a ser liberado e promete revolucionar suas pesquisas
Modo IA permitirá usar a câmera para realizar consultas. (Imagem: Google)

Outra aposta do Google é tornar a Pesquisa uma ferramenta mais ativa. O Modo IA poderá, por exemplo, buscar e comparar ingressos para eventos, baseado em critérios como preço e localização. Inicialmente, nos Estados Unidos, o recurso será integrado a plataformas como Ticketmaster, StubHub e Resy.

A experiência de compra também será aprimorada. Com a ajuda do modelo Gemini e do Gráfico de Compras do Google, será possível experimentar roupas virtualmente e até autorizar uma compra pelo Google Pay.

Para quem busca personalização, o Modo IA poderá considerar o histórico de buscas e até dados de outros serviços, como Gmail. A função é opcional e pode ser ativada ou desativada a qualquer momento.

Outro destaque são os gráficos interativos que ajudam a visualizar dados complexos. A ferramenta poderá analisar informações esportivas ou financeiras em tempo real e apresentar comparações em formato visual.

Modo IA
Modo IA pode realizar análise de dados. (Imagem: Google)

O Modo IA começa a ser implementado para usuários dos EUA a partir desta semana. Novos recursos anunciados durante o evento chegarão aos usuários do Labs nas próximas semanas. Ainda não foi informado quando o novo conjunto de recursos de IA da Pesquisa será liberado para mais regiões, incluindo o Brasil.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: