Microsoft perde ação de violação de patente e terá que pagar multa milionária

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

A Microsoft foi julgada culpada em um processo que a IPA Technologies moveu em 2018 contra a empresa, acusando a big tech de Bill Gates de violação de patente com a assistente virtual Cortana. A ação judicial, que finalmente chegou a uma conclusão, resultou na condenação da Microsoft ao pagamento de US$ 242 milhões (aproximadamente R$ 1,2 bilhão).

Microsoft vai recorrer

microsoft processo
Imagem: edição de Getty Images / unomat / Canva Pro

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a Justiça de Delaware, nos Estados Unidos, determinou que a tecnologia de reconhecimento de voz utilizada pela Microsoft na Cortana infringia uma patente da IPA. A patente, inclusive, foi desenvolvida originalmente pela Siri Inc da SRI International, antes de a empresa ser comprada pela Apple, em 2010.

A Microsoft afirmou que vai recorrer da decisão tomada e se diz confiante de que nunca violou a patente. A assistente Cortana foi desativada pela Microsoft em 2023, após o lançamento do Bing Chat, que posteriormente viria a se transformar no chatbot de Inteligência Artificial (IA) Copilot.

Uma empresa de software de comunicação para computadores, a IPA pertence à Wi-LAN e é especializada no licenciamento de patentes. Inclusive, este não é o primeiro processo que a companhia realiza contra uma big tech, apesar de ser a primeira vitória.

Em 2021, a Amazon conseguiu vencer a ação judicial que também a acusava de violações relacionadas a assistentes digitais pessoais e navegação de dados por voz. Outra ação semelhante contra o Google está em andamento.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: