Microsoft inicia testes do padrão USB4 2.0 no Windows 11; Velocidade pode dobrar

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Microsoft, com a última atualização do Windows 11 Insider Preview, revelou testes do novo padrão USB4 2.0, que eleva a velocidade de transferência de dados para incríveis 80Gbps, dobrando a capacidade atual.

USB conector laptop notebook
Velocidade vai dobrar nas portas USB (Imagem: Pixabay)

O padrão USB4 2.0, revelado em setembro de 2022, agora está sendo testado de forma mais concreta no ambiente Windows 11. Esta atualização não apenas dobra a velocidade em comparação com o USB-C e o Thunderbolt 4, mas também oferece suporte aos cabos ativos padrão tipo C de 80Gbps mais recentes.

Conector tipo C
Conector USB-C (Imagem: Pixabay)

A Microsoft compartilhou a notícia com entusiasmo, anunciando que o suporte para o padrão USB de última geração será lançado inicialmente em dispositivos selecionados baseados nos processadores móveis Intel Core de 14ª geração da série HX. O notebook gamer Razer Blade 18 é citado como um exemplo desse suporte avançado.

Esta evolução do padrão USB4 promete abrir portas para uma nova geração de dispositivos de armazenamento, proporcionando conectividade de alto desempenho e melhorando significativamente a experiência do usuário.

Novidades no Copilot

Além das inovações no campo de conectividade, a versão mais recente do Windows 11 Insider Preview também destaca o Copilot, assistente de IA da Microsoft.

Agora, o Copilot será iniciado automaticamente ao ligar o sistema operacional, oferecendo uma experiência mais integrada - mas com a opção para quem não quer utilizar essa funcionalidade (basta desligá-la).

Copilot recurso Windows 11
Recurso pode ser desabilitado (Imagem: Divulgação)

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: