Microsoft e TomTom desenvolvem IA Generativa em carros

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A TomTom anunciou uma parceria com a Microsoft para desenvolver um "assistente automotivo conversacional totalmente integrado e alimentado por IA".

Este assistente, que em breve estará nas plataformas de entretenimento nos painéis de instrumentos dos carros, promete oferecer uma interação de voz sofisticada, permitindo que os usuários realizem diversas tarefas enquanto dirigem.

Para isso, as empresas utilizarão grandes modelos de linguagem (LLM) da OpenAI, além de produtos da Microsoft, como o Azure Cosmos DB e o Azure Cognitive Services.

TomTom GPS Auto carro
IA Generativa também chegará nos carros (Imagem: Pixabay)

A tecnologia pretende proporcionar uma interação natural por voz, permitindo que os usuários naveguem, encontrem paradas ao longo do percurso, controlem sistemas do veículo e realizem diversas ações de forma intuitiva enquanto dirigem.

A TomTom assegura que o assistente de voz será integrado em várias interfaces oferecidas pelos principais fabricantes de automóveis, mantendo a propriedade da sua marca. Embora ainda não tenha anunciado parcerias específicas com fabricantes de veículos, a tecnologia será integrada no Digital Cockpit da TomTom, uma plataforma modular de infoentretenimento para veículos.

Essa iniciativa segue a tendência de incorporar modelos de linguagem em carros, com o objetivo de oferecer uma experiência mais avançada e personalizada aos motoristas.

A TomTom apresentará mais detalhes sobre a IA no CES em janeiro, explicando seu funcionamento.

VEJA TAMBÉM:

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: