Microsoft demite 6 mil funcionários, incluindo brasileiros

 William Schendes
William Schendes

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (13) a demissão de 3% de todos os seus funcionários, o que representa cerca de 6.000 pessoas. A decisão afeta profissionais de todos os níveis, equipes e regiões.

A maior parte dos funcionários impactados pela medida é dos Estados Unidos; no entanto, alguns brasileiros também foram demitidos, conforme reportou o G1, que conversou com duas trabalhadoras da big tech.

"Fui recentemente impactada por um processo de reestruturação na Microsoft e, com isso, estou aberta a novas oportunidades"

-Relatou uma ex-funcionária em rede social.

Em comunicado enviado à imprensa norte-americana, Pete Wootton, porta-voz da Microsoft, não explicou o motivo exato das demissões, mas disse que a companhia continuará a implementar “mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa para o sucesso em um mercado dinâmico”.

Microsoft demite 6 mil funcionários
(Imagem: Sam Torres/ Unplash)

Esta é a maior rodada de demissões da companhia desde 2023, quando desligou cerca de 10.000 funcionários. De acordo com o último relatório anual de funcionários da Microsoft, havia cerca de 228 mil pessoas que trabalhavam em tempo integral em junho do ano passado. Desses, aproximadamente 55% eram dos Estados Unidos.

A medida acontece semanas após Amy Hood, diretora financeira da Microsoft, sugerir que a empresa precisava reduzir os níveis de gestão.

“Continuamos focados em construir equipes de alto desempenho e aumentar nossa agilidade, reduzindo os níveis hierárquicos, com menos gerentes.”

- Amy Hood, diretora financeira da Microsoft.

IA ocupando o lugar dos trabalhadores?

Vale lembrar que a Microsoft investiu cerca de US$ 80 bilhões no ano fiscal na construção de data centers e infraestrutura para operação de inteligência artificial. Como observa a AP News, a empresa chegou a relatar que essas ferramentas têm a capacidade de transformar a maneira como as pessoas trabalham.

Além disso, Satya Nadella, CEO da Microsoft, disse recentemente que cerca de 20 a 30% dos projetos de codificação da companhia provavelmente são todos escritos por software.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

VEJA TAMBÉM:

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: