MediaTek Dimensity 9300: IA generativa é a aposta para smartphones da próxima geração

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A MediaTek avança no setor de smartphones com o recém-revelado chip Dimensity 9300. Ele apresenta grandes melhorias para IA, gráficos e fotografia, bem como uma configuração de CPU que é uma grande quebra de paradigma no segmento.

O processador revela um design "All Big Core" exclusivo, com uma nova configuração de CPU 4 + 4, com quatro núcleos Arm Cortex-X4 atingindo até 3,25 GHz e quatro núcleos Cortex-A720 de alto desempenho com clock de 2,0 GHz.

Diferente dos chipsets móveis tradicionais usados em telefones Android, incluindo os mais recentes Google Tensor G3 e Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, a MediaTek optou por vários núcleos principais poderosos, eliminando núcleos de eficiência. Mas você pode perguntar: E a duração da bateria? Veremos isso apenas em testes.

MediaTek anunciou nas redes sociais seu noco chipset (Imagem: Twitter/X)

Eficiência energética aprimorada; Jogos ainda mais fluidos

Como falando antes, existe uma preocupação com o consumo de energia do novo Dimensity 9300. Segundo a MediaTek, ele reduz o consumo em 45% em comparação com seu antecessor, o Dimensity 9200, sendo até oito vezes mais rápido que o modelo do ano anterior.

No quesito jogos, com o Arm Immortalis-G720, a MediaTek promete um desempenho gráfico 46% superior, mantendo o consumo de energia inalterado em comparação com a versão anterior. Os usuários poderão executar jogos a 60 fps segundo a empresa.

IA generativa e avanços na câmera

O Dimensity 9300 aproveita avanços na IA generativa, suportando grandes modelos de linguagem, como Meta Llama 2 e Baidu AI LLM. Isso permitirá aos desenvolvedores criar recursos de texto, imagem e música para os usuários.

As melhorias na câmera incluem a detecção de objetos primários e secundários em tempo real, permitindo ajustes de contraste, nitidez e cores do objeto principal. Além disso, o chip proporciona uma sensação maior de "profundidade" nas gravações.

Conectividade

O chip oferece suporte para memória LPDDR5T 9600Mbps e Wi-Fi 7 com até 6,5 Gbps, ampliando o alcance da conectividade com a integração MediaTek Xtra Range.

Abaixo você pode ver todas as novidades do processador:

Todas as novidades do Dimensity 9300 (Imagem: Divulgação)

Lançamento e parcerias futuras

A MediaTek não especificou as marcas que implementarão seu novo chip, mas revelou que os primeiros telefones com o Dimensity 9300 começarão a chegar ao mercado no final de 2023 e ao longo do próximo ano. Vamos aguardar!

SAIBA MAIS:

  • Apple planeja sensor de pressão arterial e AirPods como aparelhos auditivos
  • Última música dos Beatles foi lançada hoje graças a IA (e sem clonar vozes)
  • ViewSonic revoluciona espaços grandes com projetor laser ultracurto
Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: