Mate a saudade: Escargot resgata a experiência do MSN dos anos 2000

Adriano Camargo
Adriano Camargo

O Escargot é um novo serviço desenvolvido para PCs, que fará muita gente matar a saudade dos anos 2000 e relembrar boas conversas.

Como uma verdadeira máquina do tempo virtual gratuita, esse serviço recria (quase) todas as funcionalidades e interfaces do clássico programa MSN Messenger.

MSN Escargot
Página inicial da plataforma (Imagem: Escargot)

Disponível gratuitamente nas versões web e desktop, ele proporciona aos usuários a oportunidade de reviver a experiência do tradicional comunicador. Para usar é bem simples, basta um cadastro rápido na página.

Desenvolvido em parceria com o NINA, um projeto dedicado à recriação de plataformas antigas, o Escargot utiliza engenharia reversa para replicar quase todas as funções do MSN original. Até a função de "chamar a atenção" (que fazia a tela tremer), assim como outras características marcantes, tudo está lá para explorar.

Um vídeo da plataforma viralizou no TikTok no último sábado, compartilhando a experiência de uma usuária acessando - e usando - o serviço. Com o Escargot, você deverá começar do zero, criando uma nova conta e adicionando contatos, pois não há acesso ao perfil anterior ou mesmo ao histórico de mensagens.

Usuaria Tik Tok MSN
Usuária Anna Carolina Davila mostra a plataforma funcionando (Imagem: Reprodução/TikTok)

Apesar de proporcionar uma jornada nostálgica, é importante notar que o MSN enfrentaria muitos desafios nos tempos atuais. As ferramentas de comunicação evoluíram bastante, indo muito além da troca de mensagens, levantando questionamentos sobre a utilidade prática do Escargot no dia a dia.

Mesmo assim, para quem quer matar a saudade da tela tremendo quando alguém quer chamar a sua atenção, este serviço pode ser uma boa diversão.

VEJA TAMBÉM!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: