Mastercard aumenta a proteção ao consumidor com IA generativa

Adriano Camargo
Adriano Camargo

À medida em que os fraudadores usam, cada vez mais, a tecnologia para enganar bancos e seus clientes, as operadoras de cartão, como a Mastercard, estão adotando técnicas de IA generativa para aprimorar as proteções para seus consumidores.

A Decision Intelligence (DI), uma solução para tomada de decisões em tempo real - já ajuda os bancos a pontuar e aprovar com segurança 125 bilhões de transações por ano.

Cartão de crédito Mastercard
Cartões terão mais segurança por conta da IA (Imagem: freepik)

A nova tecnologia de IA generativa será capaz de examinar um trilhão de pontos de dados sem precedentes para prever se uma transação tem probabilidade de ser genuína ou não, ampliando a capacidade da Mastercard de analisar informações de conta, compra, comercial e dispositivo em tempo real.

A tecnologia de última geração, chamada de Decision Intelligence Pro, funciona avaliando as relações entre várias entidades que envolvem uma transação para determinar seu risco. Em menos de 50 milissegundos, essa tecnologia melhora a pontuação geral da DI, aprimorando os dados fornecidos aos bancos.

A modelagem inicial mostra que os aprimoramentos de IA aumentam as taxas de detecção de fraudes em média em 20% e em até 300% em alguns casos.

"Com a IA generativa, estamos transformando a velocidade e a precisão de nossas soluções antifraude, invalidando as tentativas dos criminosos e protegendo os bancos e seus clientes. A sobrecarga de nosso algoritmo aperfeiçoará nossa capacidade de antecipar o próximo evento fraudulento em potencial, introduzindo confiança em cada interação", diz Ajay Bhalla, presidente de Cibernética e Inteligência da Mastercard.

O aprimoramento do DI desenvolverá ainda mais a capacidade dos bancos de proteger os portadores de cartões contra transações fraudulentas, além de diminuir o que é conhecido como falso positivo, as transações legítimas que são incorretamente sinalizadas como fraudulentas.

A solução Decision Intelligence já está disponível globalmente.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: