Jogos Mundiais de Robôs Humanoides têm corridas, futebol e até desfile de moda

 William Schendes
William Schendes

Pequim sedia até domingo (17) a primeira edição dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, reunindo mais de 500 competidores mecânicos distribuídos em 280 equipes de 16 países, incluindo China, EUA, Brasil e Alemanha.

O evento, realizado no Oval Nacional de Patinação de Velocidade, conta com representantes de universidades e empresas de robótica de todo o mundo, como Unitree Robotics, Noetix Robotics e Fourier Intelligence.

A competição abrange 26 modalidades divididas em três categorias:

  • Atletismo: corridas de 400 m e 1.500 m, salto em distância, salto em altura, ginástica e futebol.

  • Performance: apresentações de dança, artes marciais e execução de instrumentos musicais.

  • Desafios de cenário: tarefas do mundo real, como classificação de medicamentos, manuseio de materiais industriais e serviços de concierge.

Jogos Mundiais de Robôs Humanoides

(Imagem: Reprodução YouTube - The Independent e
Unitree Robotics)

Na estreia, a robô chinesa Unitree conquistou o primeiro ouro, com o robô Unitree H1 completando a prova de 1.500 m em 6 minutos e 34 segundos. Entre os destaques curiosos estão um desfile de moda futurista com robôs de roupas extravagantes, apresentações musicais e até quedas inesperadas durante as provas. Você pode conferir mais sobre essas performances robóticas no vídeo abaixo do The Independent:

Além do entretenimento, o objetivo dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, segundo os organizadores, é servir como uma plataforma internacional que una competição tecnológica, promoção econômica e intercâmbio cultural.

O evento também reflete a estratégia da China de se consolidar como líder global em robótica. Como observa o Mashable, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China anunciou um investimento de 1 trilhão de ienes (cerca de R$ 36 bilhões) no setor para as próximas duas décadas. Além disso, atualmente o país já possui o maior mercado de robôs industriais do mundo, de acordo com a Federação Internacional de Robótica.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Mashable e Digital Trends.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: