Intel lança novos processadores Core Ultra: Foco em AI e novidades!

Adriano Camargo
Adriano Camargo

Em Nova York, durante o evento "AI Everywhere" (IA em todo lugar), a Intel anunciou oficialmente o aguardado lançamento de sua linha de processadores Intel Core Ultra.

Este lançamento marca uma significativa atualização nos processadores da empresa nos últimos anos, com mais de 230 modelos equipados com este processador previstos para chegar ao mercado nos próximos meses.

Segundo a marca, o Intel Core Ultra, com chips de 7 nanômetros, é a resposta da Intel para atender à crescente demanda por capacidades de inteligência artificial em computadores locais, conhecidos como AI PCs. Contrariando a necessidade de conectividade constante à internet, esses computadores prometem processar localmente tarefas de IA, introduzindo uma nova era de experiências.

Principais Inovações do Intel Core Ultra

NPU dedicada: Os processadores vêm equipados com uma unidade de processamento neural (NPU) dedicada exclusivamente a tarefas de inteligência artificial. Isso permite que a IA funcione localmente, eliminando a dependência de data centers na nuvem.

Intel Core Ultra NPU desempenho
Unidade dedicada a AI (Imagem: Divulgação)

Baixo consumo de energia com alto poder gráfico: Os novos P-core Redwood Cove e E-core Crestmont proporcionam eficiência energética, com uma versão de baixo consumo dos E-cores Crestmont. Isso garante um desempenho constante, mesmo com múltiplas atividades simultâneas.

Thread Director: O Thread Director atua como um gerenciador de desempenho, alocando tarefas para núcleos específicos conforme a demanda. Essa abordagem otimizada melhora a eficiência do processamento.

Intel Core Ultra Thread Director
Thread Director (Imagem: Divulgação)

RayTracing Aprimorado: O desempenho gráfico, integrando as GPUs Intel Arc, oferece uma experiência visual aprimorada, sendo duas vezes mais potente que a última geração das placas Intel Iris Xe. Suporte nativo para HDMI 2.1, DisplayPort 2.1 e vídeo 8K HDR é destaque.

Intel Core Ultra GPU desempenho gráfico
Maior desempenho gráfico (Imagem: Divulgação)

Novo Processador com Suporte para 3D Foveros: Ele é o primeiro processador da Intel com suporte para a tecnologia 3D Foveros, permitindo a combinação eficiente de blocos IP de tecnologia em um pacote físico reduzido.

AI PC e Impacto na Economia Digital: Pat Gelsinger, CEO da Intel, ressalta a importância do "AI PC" na atual era, prevendo que até 2028, 80% dos computadores terão funcionalidades de AI essenciais. O novo processador visa atender a essa demanda crescente.

Disponibilidade e Parcerias

Os notebooks com o Intel Core Ultra já estão disponíveis para compra nos Estados Unidos a partir de hoje. A Intel destaca parcerias com fabricantes renomados, incluindo Lenovo, Microsoft, HP, MSI, Dell, Samsung e ASUS, com mais de 230 modelos AI PCs já desenvolvidos.

A Samsung, por exemplo, anunciou a linha Galaxy Book4 com Intel Core Ultra, mas a chegada ao Brasil ainda não possui uma data definida, mas a previsão é até o final do primeiro semestre de 2024.

FIQUE POR DENTRO!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: