Instagram e Threads deixarão de recomendar posts políticos

 William Schendes
William Schendes

A Meta anunciou recentemente que desativará a recomendação proativa de conteúdos políticos no Instagram e Threads. Dessa forma, as plataformas irão desincentivar que essas publicações sejam visualizadas no feed e áreas de exploração das redes sociais.

A medida será implementada nas próximas semanas e faz parte da abordagem da empresa sobre conteúdo político que, nos últimos anos, já implementou a restrição dessas publicações no Facebook.

"As pessoas nos disseram que querem ver menos conteúdo político, por isso passamos os últimos anos refinando nossa abordagem no Facebook para reduzir a quantidade de conteúdo político – inclusive de contas de políticos – que você vê no Feed, Reels, Watch, Groups [...]

Recentemente, estendemos essa abordagem também em Momentos, Explorar e Recomendações In-Feed no Instagram e Threads. Como parte disto, pretendemos evitar fazer recomendações que possam ser sobre política ou questões políticas, em linha com a nossa abordagem de não recomendar determinados tipos de conteúdo a quem não deseja vê-lo."

- Meta.

No entanto, a medida não é definitiva, isso porque os usuários que desejarem continuar recebendo conteúdos políticos em suas timelines poderão optar por vê-los.

Para isso, o usuário deverá ir às configurações do aplicativo, clicar em “Sugestão de Conteúdo” e seguir para “Conteúdo Político”. Como é possível ver na imagem abaixo, a opção de “Limitar” conteúdos políticos virá ativada por padrão, então, caso for de interesse, será necessário alterar para “Não Limitar”.

Instagram restrição conteúdos políticos
Opção permitirá continuar vendo posts políticos (Imagem: Instagram)

A Meta explica que a opção de escolher visualizar conteúdo político também será implementada no Facebook em breve.

A medida não afetará a apresentação de publicações feitas por contas que o usuário escolheu seguir. Ou seja, caso você siga uma pessoa que costuma fazer posts de cunho político, continuará vendo suas publicações normalmente.

Criadores de conteúdo que fizeram muitas publicações relacionadas sobre política não serão recomendadas pelas redes sociais. Com isso, a empresa indica que esses usuários acessem o Status da conta para "verificar sua elegibilidade para serem recomendadas com base no fato de terem postado conteúdo político recentemente".

Esforços da Meta para combater desinformação nas eleições

Recentemente a Meta anunciou que irá classificar imagens feitas por IA, num esforço para combater a desinformação durante uma série de eleições que acontecerão ainda em 2024. Com isso, Instagram, Facebook e Threads apresentarão um rótulo informando que as imagens foram produzidas artificialmente; confira.

SAIBA MAIS!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: