Hyundai Nexo: elétrico que "purifica o ar" está no Brasil pela 1ª vez

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo

O Hyundai Nexo, carro movido a hidrogênio capaz de "purificar o ar", está pela primeira vez no Brasil. Infelizmente, o automóvel ainda não chegou de fato ao mercado brasileiro. O SUV faz parte da apresentação da montadora sul-coreana no Seminário Internacional de Hidrogênio Renovável e Baixo Carbono, que chega ao fim hoje, em Piracicaba, interior de São Paulo.

“O hidrogênio limpo deve ser para todos"

nexu Hyundai
Imagem: Divulgação / Hyundai

Lançado em 2018, o Hyundai Nexo é movido por um propulsor elétrico que transforma células de hidrogênio que capta do ambiente em eletricidade. Desta forma, o carro não precisa ser recarregado em tomadas e não há queima de combustível. Apenas água sai do escapamento do veículo, considerado um carro zero emissor de poluentes capaz de purificar o ar por onde passa.

Com uma autonomia média de 666 km por tanque (no ciclo WLTP), o Nexo chegou a rodar 900km com um único tanque, durante testes realizados em setembro de 2021. Durante esta viagem, o carro consumiu 6,27 kg de hidrogênio e conseguiu purificar 449.100 litros de ar, o equivalente à respiração de cerca de 30 pessoas durante um dia inteiro.

O Nexo faz parte do compromisso da Hyundai Motor Company de se tornar carbono zero até 2045. O presidente e CEO da empresa, Jaehoon Chang, trouxe o modelo ao evento no Brasil para demonstrar os benefícios do hidrogênio verde como uma alternativa para carros no País. De acordo com Chang, “o hidrogênio limpo deve ser para todos, impulsionando tudo e disponível em todos os lugares”.

A iniciativa ainda anda em harmonia com o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), criado pelo Governo Federal. No final de 2023, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) confirmou um investimento de R$ 270 milhões em 5 ações voltadas para inovação e eficiência energética no setor automotivo brasileiro.

Com a vinda do modelo ao Brasil, a Hyundai demonstrou seu compromisso em acelerar a transição energética para alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. Contudo, ainda não há data para que o Nexo chegue ao mercado brasileiro.

FIQUE POR DENTRO!

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora ávida de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades deste mundo.
recomenda: