Honda revela cadeira motorizada e novo sistema de Realidade Estendida com óculos VR

Adriano Camargo
Adriano Camargo

A Honda anunciou uma experiência diferente de "realidade estendida" (RE), que integra realidade virtual (VR) com dispositivos de mobilidade pessoal, como as cadeiras motorizadas Uni-One da própria empresa.

Esta tecnologia será apresentada durante o evento SXSW em Austin, nos Estados Unidos, no próximo mês.

Honda cadeira RE
Cadeira motorizada da Honda (Imagem: Honda)

Ao contrário dos sistemas de VR convencionais, essa experiência busca ir além das limitações do espaço fixo, proporcionando simulações mais realistas, como corridas em cenários imaginários.

Os participantes contarão com a interação por meio de viva-voz, permitindo uma experiência mais imersiva ao usar a parte superior do corpo.

Cadeira motorizada

O Uni-One, inspirado no dispositivo Uni-Cub da Honda lançado em 2012, fará sua estreia no SXSW deste ano. Esse veículo de aspecto semelhante a um monociclo foi projetado originalmente como um assento, proporcionando uma visão elevada para aqueles que estão em pé.

Honda cadeira RE 2
Cadeira motorizada da Honda (Imagem: Honda)

Com uma velocidade máxima de 3,7 mph (6 km/h) e uma bateria substituível de íons de lítio, a cadeira tem autonomia de até oito quilômetros a uma velocidade de até 2,5 mph (4 km/h).

A cadeira motorizada Uni-One, com equilíbrio automático, acrescenta uma dimensão muito interessante à experiência. Elevando-se a uma altura de assento de "posição alta" de 27,6 polegadas (cerca de 70 centímetros), o usuário fica próximo ao nível dos olhos das pessoas em pé.

A movimentação ocorre de maneira bastante intuitiva, permitindo deslocamentos para frente, para trás, diagonalmente ou lateralmente apenas inclinando o corpo na direção desejada e deslocando o próprio peso.

É importante lembrar que essa experiência é voltada para entretenimento e não é necessariamente projetada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A Honda planeja implementar esse sistema em locais como shoppings, parques temáticos e outras instalações de entretenimento, tanto internas quanto externas.

Embora seja uma proposta ousada, a empresa enfrenta desafios, uma vez que e a implementação exigirá um espaço considerável.

SAIBA MAIS!

Adriano Camargo
Adriano Camargo
Jornalista especializado em tecnologia há cerca de 20 anos, escreve textos, matérias, artigos, colunas e reviews e tem experiência na cobertura de alguns dos maiores eventos de tech do mundo, como BGS, CES, Computex, E3 e IFA.
recomenda: