Hackers colocam dados de 35 milhões de usuários do Discord à venda

 William Schendes
William Schendes

Pesquisadores de segurança cibernética identificaram um anúncio em fóruns clandestinos que aponta para um vazamento massivo de dados envolvendo o Discord, plataforma de comunicação popular entre gamers e comunidades online. De acordo com as informações, hackers afirmam ter colocado à venda um pacote com 1,8 bilhão de mensagens de texto, 207 milhões de gravações de voz e dados de cerca de 35 milhões de usuários.

Os invasores alegam que os registros foram obtidos por meio de técnicas de scraping, prática em que bots automatizados coletam grandes quantidades de dados de servidores públicos e, possivelmente, privados. Além das mensagens e sessões de voz, o acervo incluiria informações de mais de 6.000 servidores. O acesso ao material estaria sendo oferecido mediante pagamento, com valores não divulgados.

Hackers colocam dados de 35 milhões de usuários do Discord à venda

(Imagem: Mariia Shalabaieva/ Unsplash)

Como observa o Android Headlines, o caso lembra o episódio do Spy.Pet, serviço que em 2024 também coletava informações de usuários do Discord, incluindo chats e perfis vinculados a contas de outras plataformas. Na época, o Discord baniu contas relacionadas e prometeu medidas contra esse tipo de atividade, considerada uma violação dos termos de serviço.

Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o novo vazamento. Especialistas, no entanto, alertam que o risco é real: dados como mensagens privadas e de voz podem ser explorados em golpes de phishing, assédio direcionado e até roubo de identidade.

Enquanto não há uma posição oficial, a recomendação é que os usuários reforcem suas configurações de privacidade, mantenham a autenticação em dois fatores ativa e evitem clicar em links suspeitos compartilhados em servidores e grupos.

Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.

Com informações de Android Headlines e Cyber News.

VEJA TAMBÉM!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista e redator de conteúdo. Cobre tecnologia, games e cibersegurança desde 2022. No TechShake, acompanha e escreve sobre notícias do mundo tech, mas também produz reportagens, reviews, artigos especiais e tutoriais. Tem uma sugestão de pauta ou release? Mande para williamschendesps@outlook.com
recomenda: